14 . 05 . 2014

Município recebe oficialmente o título de Terra do Gaitaço

Comissão de Cultura aprova, por unanimidade, o Projeto de Lei que confere ao município de Almirante Tamandaré do Sul o título de "Terra do Gaitaço”

Em 2010, os parlamentares estaduais e federais começaram a apoiar Almirante Tamandaré do Sul, protocolando projetos em relação ao evento realizado no município desde 2002. De início, o deputado estadual Gilmar Sossela (PDT) protocolou o projeto que elege a gaita como instrumento símbolo do Rio Grande do Sul, projeto este, que contou com autoridades municipais, juntamente com o coordenador do Gaitaço, Sergio Antônio Martins do Oliveira. O projeto foi aprovado por unanimidade.

Em 2011 a Deputada Estadual Silvana Covatti (PP), apresentou no Parlamento Gaúcho, o Projeto de Lei nº 106/11, que declara o município de Almirante Tamandaré do Sul como “Terra do Gaitaço”. O projeto foi proposto em razão do encontro de gaiteiros que acontece desde 2002. Ainda no ano de 2011, foi aprovado em sessão plenária a proposta a nível estadual, declarando então, o município de Almirante Tamandaré do Sul como a Terra do Gaitaço.

Na última quarta-feira, 7 de maio, a Comissão de Cultura (CCULT) da Câmara dos Deputados aprovou, por unanimidade, o Projeto de Lei (PL) 6993/2013, do deputado federal Giovani Cherini (PDT/RS). O PL que confere ao município de Almirante Tamandaré do Sul o título de "Terra do Gaitaço” a nível federal, teve parecer favorável do relator, Onofre Santo Agostini, e está designado, agora, para a Comissão de Constituição e Justiça (CCJC). Se aprovado nesta comissão, o PL será encaminhado ao Senado Federal.

Conforme justificativa do projeto, a concessão deste título a Almirante Tamandaré do Sul se dá pelo fato de ter ocorrido, em 2002, o maior gaitaço do Brasil. Na ocasião, participaram 60 gaiteiros no encontro. No ano seguinte, a participação atingiu o número de 516 pessoas. Em 2012 foi batido o recorde: 1004 gaiteiros.

De acordo com Giovani Cherini, nada mais importante para fazer jus ao município de Almirante Tamandaré do Sul do que conferir este título, pois possibilitará o fomento o turismo local, principalmente na época do evento. “É uma justa homenagem a um município que vem contribuindo com a cultura e o desenvolvimento social do país”, concluiu o deputado federal.

Segundo o coordenador do Gaitaço Sergio Antônio Martins de Oliveira, além destes projetos que visam a cultura municipal, ainda será elaborado um projeto para o turismo de Almirante Tamandaré do Sul. “Agradecemos aos parlamentares pelo empenho de eleger nosso município, agora então, oficialmente a Terra do Gaitaço, evento que realizamos desde 2002 com garra e determinação. Vamos continuar elaborando projetos para renovar sempre essa cultura do município, pois como sempre ressalto ‘Um povo sem cultura é um povo sem raiz’”, agradece o coordenador.