Notícias

05 . 05 . 2015

Campanha Contra a Influenza está sendo realizada na Unidade Básica de Saúde e nos subpostos municipais

 

 

No dia 27 de abril a Unidade Básica de Saúde de Almirante Tamandaré do Sul iniciou a Campanha de Vacinação Contra a Influenza, nome dado ao vírus da gripe, e segue até o dia 22 de maio.

 

Para a enfermeira da Unidade, Alessandra da Luz, a vacina contra Influenza age provocando uma reação do organismo ao entrar em contato com o vírus Influenza. Leva em média 20 dias para o organismo produzir anticorpos contra este vírus. “A gripe é uma doença que pode evoluir de maneira grave e até mesmo fatal, embora a maioria dos casos felizmente seja leve. Então aconselhamos a todos os que se enquadram nestes grupos, para que se informem e venham vacinar-se junto a Unidade e os subpostos com a equipe de saúde do município”, explica Alessandra.

 

No município estão disponíveis 355 doses para os grupos elencados pelo Ministério da Saúde, são eles: idosos acima de 60 anos, crianças de 6 meses à 5 anos de idade, gestantes, puérperas (mulheres até 45 dias após o parto), doentes crônicos com receita médica (hipertensos, diabéticos, doenças respiratórias crônicas, cardiopatias, hepatopatias, doentes do fígado, entre outras),portadores de câncer e transplantados.

 

A enfermeira ainda alerta que fora do grupo de risco somente com receita médica que indique a vacinação e que a vacina está disponível nos subpostos de Saúde no interior quando houver atendimento médico.