27 . 05 . 2014

CRAS recebe capacitação em relação ao controle Social e Político

Na quinta-feira (22), foi realizada na Câmara Municipal de Vereadores a Capacitação dos Conselheiros Municipais da Assistência Social, com a participação da Presidente do Conselho Estadual e Assistente Social, Isolete Bacca.

O encontro foi promovido pelo Centro de Referência e Assistência Social (CRAS), Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) e EMATER de Almirante Tamandaré do Sul. Participaram do evento a Equipe do CRAS, Conselheiros Municipais, EMATER, além dos municípios de Coqueiros do Sul e Pontão. O prefeito municipal Ironi José Sebben e a primeira dama Sandra Sebben também participaram da capacitação.

A pauta trabalhada pela presidente Isolete foi a Legislação especifica que orienta a organização dos conselhos municipais, pela Constituição Federal, a Lei Orgânica da Assistência Social, a Política Nacional da Assistência Social, A Tipificação Nacional dos Serviços Socioassistenciais e a Resolução 237/2006, com o objetivo de fortalecer e consolidar nos municípios o controle social na Política da Assistência Social.

A Conselheira Presidente Isolete, explanou também, que os conselhos municipais exercem o controle social, que nada mais é do que o exercício democrático de acompanhamento da gestão e avaliação da política de assistência social, do Plano Plurianual e dos recursos financeiros destinados a sua implementação, e que é de extrema importância à função exercida por cada conselheiro, tanto da sociedade civil como o governamental, pois são eles os fiscalizadores do MDS, junto ao Governo Municipal.

O encontro foi avaliado pelos presentes positivamente, segundo a coordenadora do CRAS do município Márcia Resdoerfer, tanto que o Município de Pontão esta disponível em realizar outra capacitação regional em seu município, com objetivo de fortalecer ainda mais os Conselhos Municipais.