31 . 03 . 2016

Segurança Pública é pauta de reunião entre autoridades regionais e Brigada Militar

Para tratar sobre a segurança pública dos municípios da região, que as autoridades estiveram participado de audiência em Porto Alegre no dia 23 de março, com o comando geral da Brigada Militar, Tenente-Coronel Álvaro Medeiros.  Conforme combinado na oportunidade as autoridades se reuniram na Câmara Municipal de Vereadores de Almirante Tamandaré do Sul, na tarde de terça-feira (29). Estiveram presentes representantes do município vice-prefeito, Adir Giancomini, e o secretário da Administração, Leandro Ribeiro, representando Coqueiros do Sul o vice-prefeito, Valoir Chapuis, representando Santo Antônio do Planalto, Cristiane Alberton Franco, representando Chapada o prefeito, Carlos Catto, demais vereadores dos 4 municípios e Conselheiros Tutelares de Almirante Tamandaré do Sul.

As autoridades tiraram suas dúvidas e reivindicavam melhorias no patrulhamento dos municípios com o comandante do policiamento da região, Capitão Juliano Moura, e comandante de pelotão Tenente Costa.  Segundo o Capitão Moura os problemas na segurança pública são iguais nos 4 municípios, ou seja, os assaltos e crimes são os mesmos, praticados por pessoas que não são moradores destes municípios. “Se nós tratarmos como problemas isolados, não vamos conseguir fazer um trabalho qualificado, temos que reunir forças para superar as dificuldades”, disse o Capitão, ressaltando a falta de efetivo e lembrando o número de aposentadorias nesse âmbito.

Ele explicou como é policiamento que está sendo realizado nos municípios, intitulado Patrulhamento Integrado, que segundo ele são policiais militares lotados para estes 4 municípios, que compõe uma guarnição e trabalham 24 horas dentro desta área territorial. “Esta é uma patrulha completa, que faz fiscalizações e abordagens de uma forma mais pró-ativa. Com o policiamento integrado nós conseguimos desvincular toda e qualquer atividade administrativa, colocando os policiais militares efetivamente para realizar o policiamento ostensivo, que é a atividade fim deles”, explica o Capitão, salientando que cada município tem os telefones das guarnições e da sala de operações em Carazinho, que coordena essa patrulha, para após a denúncia deslocar o patrulhamento até o local.

Mas não é só através das denúncias que a Brigada Militar trabalha, segundo o Capitão, ela realizada ações de forma preventiva, “ela faz a ronda policial e fiscalizações nestes municípios, ou seja, ela está presente realizando a prevenção. Claro, que a efetividade do servidor delimita ele em dois ou três municípios, ou tem que ampliar para os 4, depende muito da questão dos próprios efetivos”, diz.

A comunidade precisa estar cinte que existe um policiamento nos municípios eficaz, atuante a significativo, que continuará sendo feito, através da Patrulha Integrada e que todos estão se empenhando para melhorar a situação, com o destacamento de policiais efetivos para cada um dos municípios.