28 . 04 . 2015

Escola Municipal Bento Gonçalves realiza projeto em prol do Meio Ambiente

A Escola Municipal de Ensino Fundamental Bento Gonçalves de Linha Vitória – Almirante Tamandaré do Sul está realizando o Projeto “Eu Cuido, Você Cuida e o Mundo Agradece”, com atividades baseadas em práticas sociais para a preservação do meio ambiente.

O projeto será desenvolvido durante o ano letivo de 2015 com atividades variadas, práticas, teóricas e de pesquisa. Entre as atividades previstas durante o desenvolvimento do projeto estão dinâmicas com professores, pais e alunos, realização de textos, debates, palestras, depoimentos e concursos, sobre diversos temas, entre eles as doenças causadas por insetos e o Dia Mundial da Água, e ainda serão realizados passeios e a Feira de Ciências.

A secretária de educação, Franciele Dessoy, garante que a importância do projeto é o trabalho com a educação do físico, intelectual e moral dos alunos. “Os nossos olhares deverão estar atentos para a percepção das realidades ambientais, sociais, econômico e cultural e para os seres que constroem a relação nos micro e macro ambientes. Nosso projeto visa também trabalhar sobre questões éticas e morais da sociedade em geral”, explica Franciele.

Uma das atividades realizadas, que integram o projeto, foi à viagem na sexta-feira (24) até a Fazenda “Quinta Estância” em Viamão – RS. O lugar é especializado em turismo rural, pedagógico, ecológico e de lazer. Participaram da viagem todas as turmas da Escola Bento Gonçalves, as quais foram acompanhadas pela diretora, Elisandra de Oliveira, e alguns pais e professores.

A meta deste projeto, segundo a diretora, Elisandra de Oliveira, é fazer com que os alunos aprendam respeitar e escutar um ao outro, ser solidários e tolerantes, trabalhar em equipe e que eles possam aprofundar o estudo sobre as relações dos seres humanos com a natureza. “Podemos dizer que educar em valores e com autodisciplina leva os alunos a se desenvolverem e entenderam seus direitos e deveres como também entenderem os demais colegas, a escola e principalmente a sua família”, diz.

O projeto terá novas atividades no decorrer do ano letivo, e irá desenvolver, acompanhar e assumir a Educação Ambiental  na escola  de forma permanente.