Notícias

07 . 02 . 2019

Dengue volta ao Estado do Rio Grande do Sul

 

 

O Estado do Rio Grande do Sul tem dois casos de dengue autóctone (contraído dentro do próprio estado) confirmado, e sete casos de pessoas que foram contaminadas em outro estado, além de 44 casos em investigação.

Lembrando que, devido ao forte calor e as chuvas frequentes aumenta a proliferação e acelera o ciclo de vida do mosquito transmissor da dengue, Zica, chikungunya e febre amarela, o Aedes aegypti.

A secretaria de saúde de Almirante Tamandaré do Sul preocupada com a situação, alerta para a volta da circulação do vírus na região, portanto recomenda à população para que se protejam fazendo uso de repelentes e mosquiteiros para bebes menores de 6 meses, principalmente em viagens realizadas a outros municípios ou estados.

Nessa época de férias não esqueçam de tomar as medidas de controle em suas residências, de acordo com a Lei Municipal de Combate e Prevenção à Dengue N°1.930.18, de 13 de setembro de 2018, tais como:

- Tampar caixas de água, toneis e latões;

- Guardar garrafas vazias viradas para baixo;

- Guardar pneus sob abrigos;

- Fazer retirada dos pratos de vaso de plantas ou enchê-los com areia;

- Manter desentupido ralos, canos, calhas toldos e marquises;

- Manter lixeiras fechadas:

- Manter piscinas tratadas o ano inteiro.

O município tem grande número de focos de mosquitos aedes aegypti confirmados pela 06 CRS de Passo Fundo, e a única maneira de evitar a contaminação dos mesmos com o vírus é a prevenção, consequentemente pede-se a colaboração de todos.