02 . 05 . 2014

Comunidade decide demandas da Participação Popular Cidadã

Na quarta-feira (30), realizou-se na Câmara Municipal de Vereadores de Almirante Tamandaré do Sul, a Assembleia do Programa de Participação Popular Cidadã, que reuniu 70 munícipes. Na oportunidade o Coordenador do Programa Participação Popular Cidadã da região da produção Rodrigo Roma explanou as demandas, para logo após ser feita a escolha.

No encontro foi realizada a votação para a escolha dos novos delegados, os escolhidos como suplentes foram Giovani R. S. da Rocha e Jacqueline Guehlen e como titulares Roger Schussler e Anselmo Nardel Ferrazza. ¨Dos 21 municípios desta regional, 18 são municípios pequenos e que encontram na agricultura e pecuária a maior fonte de renda, com isso todas as demandas tem o mesmo propósito que é em primeiro lugar os investimentos na agricultura, seguido da saúde, educação e segurança¨, salienta o titular Roger Schussler.

Os novos delegados juntamente com o prefeito municipal Ironi José Sebben, presidente do Legislativo Gilmar Luis Ely, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais Luiz Henrique Toso Meira e presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento (COMUDE) Daniela Grespan participarão da Assembleia Regional para tentar trazer as seguintes demandas ao município:

Demandas com valor alocado (Municipais)

Segurança Pública: Aquisição de viatura leve para a Brigada Militar; Desenvolvimento Rural: Agroindústria Familiar – Construção; Desenvolvimento Rural: Programa Leite Gaúcho – Equipamentos; Cultura: Construção de espaço cultural; Saúde: Aquisição de veículos para estratégia de saúde da família; Saúde: Equipamentos para as Unidades Básicas de Saúde; Desenvolvimento Rural: Veículo para transporte de produtos da agricultura familiar – comercialização; Irrigação: Sistema de Irrigação; Esporte: Apoio a projetos com crianças e adolescentes no turno inverso da escola;

Demandas Estratégicas sem valor alocado (Regionais)

Saúde: Apoio aos hospitais regionais – Hospital de Caridade de Carazinho; Segurança: Construção de um hangar para a instalação de um grupamento aéreo; Segurança: Apoio e qualificação dos Bombeiros – Carazinho; Educação: Ampliação dos cursos técnicos em escolas de ensino médio; Desenvolvimento: Leite Gaúcho;

Segundo Roger as demandas são parecidas com as do ano anterior com aquisição de equipamentos para as áreas da agricultura, saúde, educação e segurança pública. O município recebeu no ano passado, recursos da Participação Popular e Cidadã para aplicação em 2013, os quais foram liberados R$160300,00 sendo R$61300,00 para apoio e qualificação da cadeia produtiva do leite (insumos e equipamentos), R$70000,00 do Programa Leite Gaúcho – equipamentos para a produção de leite e R$29000,00 para aquisição de equipamentos para a rede de unidades básicas de saúde.