Notícias

05 . 10 . 2016

Programação especial no Outubro Rosa da Unidade de Saúde

 

A equipe da Unidade Básica de Almirante Tamandaré do Sul estará durante todo o mês de outubro com uma programação especial em prol da mulher. As ações fazem parte do movimento Outubro Rosa, celebrado em vários países para estimular a participação da população no controle do câncer de mama. O objetivo é de compartilhar informações sobre o câncer de mama e promover a conscientização sobre a importância da detecção precoce da doença.

Segundo a secretária de saúde, Carine Bernardi, Almirante Tamandaré do Sul todos os anos abraça a causa e que a Unidade está apta a atender as mulheres também o ano todo. “Esse controle não depende apenas da realização da mamografia, mas também do acesso ao diagnóstico e ao tratamento com qualidade. Ressaltamos ainda a necessidade de se realizar ações ao longo de todo o ano e não apenas no mês de outubro”, explica Carine.

A programação inicia nesta quarta-feira (05), às 14 horas na Unidade Básica na sede do município, onde o fisioterapeuta Felipe Musscopp dos Santos irá realizar algumas atividades. No dia 7 de outubro terá o Outubro Rosa na Cotrijal a partir das 13h30min. Já no dia 10 terá a Parada do Outubro Rosa em frente à Unidade Básica de Saúde. Para falar sobre o Câncer de Mama e reposição hormonal a Doutora Débora Lorenze fará uma palestra no dia 17, às 14 horas. Terá a palestra com o doutor mastologista Rafael Martini no dia 19, às 13h30min na Unidade Básica. E no dia 24 de outubro, às 14 horas, terá palestra com a nutricionista Ciliana de Oliveira com o tema “Alimentação e Estética”.

 

A equipe organizadora convida a todos para participar das ações que serão realizadas. “Queremos a participação de todas as mulheres do município, para que nossos objetivos de informar e prevenir sejam atingidos. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), são esperados 57.960 casos novos de câncer de mama este ano no Brasil, um número elevado que devemos combater”, concluí a Secretária Carine.