Notícias

02 . 08 . 2013

Comunidade debate a saúde pública durante conferência

No dia 30 de julho, o município de Almirante Tamandaré do Sul realizou a VI Conferência Municipal de Saúde. A conferência debateu a saúde pública no município e contou com uma palestra com a irmã de Notre Dame e missionária em Moçambique Bernadete Fengler.

A conferência teve inicio com a acolhida dos participantes e a abertura com as autoridades presentes.  Em seguida aconteceu o pronunciamento da irmã Bernadete sobre a saúde pública em Moçambique, na África. A irmã é missionária da missão de Jécua, onde há um médico para cada 26 mil habitantes e há falta de estrutura, energia, remédios, transporte e alimentação, e doenças como malária, Aids e diarreia são as principais causas de morte. A irmã contou que a casa dos missionários é vista como hospital, onde as irmãs fazem partos, tratamentos para queimaduras, fraturas, fazem tratamentos com fitoterápicos e acompanhamento de enfermos.

Em outro momento, a enfermeira Alessandra da Luz apresentou um diagnóstico da saúde no município, ponto de partida para as discussões em grupo. Os participantes foram divididos em grupos para debater e elaborar os relatórios. Na conferência estiveram presentes pessoas de todas as comunidades do município, que puderam conhecer a realidade da saúde em Almirante Tamandaré do Sul, debater e sugerir ações para melhorar o atendimento a comunidade.