Notícias

09 . 08 . 2013

Servidoras da Secretaria de Saúde participam de treinamento do SISCAN WEB

No dia 07 de agosto as servidoras da Secretaria de Saúde Eli Pascoal e Roselei Schvertz participaram de um treinamento do Sistema de Informação do Câncer (SISCAN WEB), no Data SUS em Porto Alegre. Este sistema é a versão em plataforma web que integra os Sistemas de Informação do Câncer do Colo do Útero (SISCOLO) e do Câncer de Mama (SISMAMA) implantada em 30/10/2012. Este sistema tem por objetivo, enquanto ferramenta de gestão, fortalecer as ações de controle e prevenção destes cânceres.

Pelo sistema, o órgão de saúde é responsável pela digitação dos dados e pelo recebimento dos resultados. “No exame preventivo de câncer de colo de útero, por exemplo, agora só é mandada a lâmina para a prestadora de serviço. Os dados da paciente são lançados no sistema já na unidade de saúde onde ela realizou a coleta. Em um prazo de aproximadamente 15 dias o resultado do exame estará disponível para a impressão no sistema. Isso reduz o prazo de espera do resultado, que até então podia chegar a 60 dias, e facilitar que o tratamento seja realizado com mais agilidade”, explicam Roselei e Eli. Os exames de mamografia também serão marcados pelo sistema e o resultado ficará disponível para impressão.

A principal vantagem do programa é a agilidade com que os resultados chegam até o paciente, não necessitando de grande logística para isso. “A diminuição do tempo de espera facilita o tratamento de doenças detectadas e, como tudo pode ser feito via sistema, não há necessidade de buscar os resultados junto a prestadora de serviço”, comentam Roselei e Eli. O sistema é seguro e o acesso só é permitida para pessoas habilitadas, que fazem acesso através de senha. O sistema também permite acompanhar os dados referentes aos exames preventivos de câncer de colo de útero e de mama, como quantidade e qualidade dos exames realizados.