10 . 06 . 2014

Munícipes votam em prioridades da Participação Popular Cidadã

Nos dias 2, 3 e 4 a população gaúcha votou nas prioridade de investimentos do Governo do estado em suas regiões através da Votação de Prioridades. O processo de votação, em urnas e pela internet, é a quarta etapa do ciclo de debates e construção do Orçamento Estadual 2014/2015 e faz parte do Sistema Estadual de Participação Popular e Cidadã.

Em Almirante Tamandaré do Sul, os pontos de votação foram os Postos de Saúde de Linha Vitória, Vila Seca, Segredo e na sede do município e também na Prefeitura Municipal durante a quarta-feira (4). Neste dia foram 679 votantes no município e pela internet, durante os dias 2, 3 e 4, foram 137 votos, totalizando 816 munícipes votantes na Participação Popular Cidadã.

As cédulas para cada uma das 28 regiões dos Conselhos Regionais de Desenvolvimento (Coredes) contaram com dois campos de votação. No primeiro, estão as áreas temáticas, em que podem ser escolhidas quatro demandas. Já no segundo campo, estão as prioridades estratégicas, com duas opções de escolha.

O Orçamento do Estado do Rio Grande do Sul é elaborado pela Secretaria do Planejamento, Gestão e Participação Cidadã e deve ser encaminhado pelo governador do Estado à Assembléia Legislativa até o dia 15 de setembro de cada ano, na forma de Proposta de Lei Orçamentária Anual (LOA). Consta da proposta o texto de mensagem do chefe do Poder Executivo, no qual são analisados os cenários macro e microeconômico, as finanças estaduais, a regionalização das receitas e das despesas, os indicadores socioeconômicos, entre outros itens relevantes.