Notícias

23 . 03 . 2015

Campanha de Prevenção do HPV e do Câncer do Colo do Útero conscientiza comunidades tamandareenses

 

A Unidade Básica de Saúde de Almirante Tamandaré do Sul iniciou no dia 9 de março a Campanha de Prevenção do HPV e do Câncer do Colo do Útero. Além das atividades que vem sendo programadas pela equipe de saúde nas escolas está sendo realizada ainda, a vacinação de rotina para as meninas de 9 a 13 anos.

 

                Segundo a enfermeira, Alessandra da Luz, a vacinação vem sendo aplicada desde 2014 nas meninas de 11 a 13 anos e é importante por deixar imunes as meninas do vírus. Agora ampliou-se para a faixa etária de 9-11 anos. “Todas as meninas de 9 a 11 anos devem ser vacinadas e deverão completar o esquema vacinal que se encerra em cinco anos após a primeira dose, pois sem esquema vacinal completo não estarão imunizadas”, diz.

 

                O objetivo da campanha, segundo Alessandra, é diminuir os casos de câncer de colo uterino que é causado pelo vírus HPV. “As meninas deverão realizar a vacinação antes de iniciar atividade sexual. Este vírus é transmitido pela relação sexual e na mulher causa lesões de colo de útero (assintomáticos) e se não tratados as lesões podem evoluir para o câncer, por isso é muito importante a vacinação”, explica a enfermeira.

 

                Lembrando que a vacinação ocorre nas terças-feiras à tarde e nas quintas-feiras pela manhã na Unidade Básica de Almirante Tamandaré do Sul.

 

Foto: Divulgação