23 . 03 . 2022

PROGRAMA DE CONSTRUÇÃO DE AÇUDES

O Governo do Estado lançou no final do mês de fevereiro o Programa de Construção de Açudes, chamado de Programa Avançar/RS da SEAPDR. Os municípios participantes são os que declararam Situação de Emergência entre eles Almirante Tamandaré do Sul.

Num primeiro momento foi realizada a divulgação do programa nas redes sociais, e os produtores deveriam fazer sua inscrição junto a Emater.  No município de Almirante Tamandaré do Sul, havia a possibilidade de encaminhar 10 produtores titulares e 5 suplentes para o Programa, sendo que a Secretaria Municipal de Agricultura, Indústria, Comércio e Meio Ambiente avaliou os locais para construção de açudes observando a questão de áreas de preservação permanente.

Após a inscrição e analise dos locais, o Conselho Municipal analisou os nomes dos beneficiários inscritos e elegeu as 10 propriedades titulares e 5 suplentes. Os beneficiários deste programa são agricultores familiares e pecuaristas familiares.

Segundo Glênio Barros Kissmann, Engenheiro Agrônomo da Emater é muito importante as propriedades possuírem açudes como forma de reserva de água na propriedade seja para fins de irrigação de pastagens, dessedentação animal ou incremento na renda com a piscicultura artesanal. A estiagem já ocorreu em outros anos e no futuro novas estiagens vão ocorrer, principalmente em anos que ocorrem o fenômeno La Ninã. Devemos nos prevenir para estes eventos e a construção de açudes é uma alternativa.

Autor: Graziela Moss