Notícias
CHUVAS INTENSAS ASSOLAM O MUNÍCIPIO
Na última semana entre os dias 01 à 04 de setembro houveram chuvas intensas no município de Almirante Tamandaré do Sul, sendo que uma das preocupações foi com a Barragem da Usina Hidroelétrica de Mata Cobra, pois a mesma teve um aumento expressivo no volume de água. A Defesa Civil Municipal está monitorando a situação da barragem.
Além disso, houveram muitos bueiros entupidos, sangas e rios que saíram do seu curso normal, gerando enormes transtornos e obstrução de estradas, além de árvores caídas, falta de energia elétrica, dentre outros percalços.
A média de chuva em setembro dos últimos trinta anos foi de aproximadamente 190mm, porém somente nestes primeiros quatro dias do mês já houve precipitação total de aproximadamente 361mm.
Segundo a representante da Defesa Civil Franciele Dessoy, “Estávamos monitorando a Barragem da Mata Cobra, a qual estava 1,9 metros acima do normal. Desde a terça-feira ela está baixando gradativamente, sem risco de rompimento, também houve muitas sangas e rios que saíram do curso, incluindo o açude do nosso monumento”, concluiu.
A coordenadora da Defesa Civil municipal, Graziela Moss esteve acompanhando e coletando informações com o Operador da Usina Paulo Hermes, funcionário da Coprel, responsável pela operação e manutenção da usina, o qual salientou que é realizado um monitoramento diário do nível de água e em dias de grandes chuvas o monitoramento da barragem é feito 24 horas por dia.
Autor: Luana Erlo