20 . 06 . 2014

Projeto Cidade Limpa/ Cidade Sustentável realiza oficinas com materiais recicláveis

Dentro do projeto Cidade Limpa/Cidade Sustentável a Emater/RS-Ascar, juntamente com extencionista Terezinha Fusinger e a professora Adriana Schaeffer, está realizando nas escolas municipais oficinas de brinquedos utilizando materiais reciclados os quais estimulam a criatividade e ajudam o meio ambiente.

“Nos tempos das vovós, os brinquedos eram feitos artesanalmente ou, muitas vezes as crianças criavam os seus a partir de sucatas ou recursos da natureza”, salientou a extencionista.

Os brinquedos e as brincadeiras são importantes aliados no processo da aprendizagem das crianças, na formação da personalidade, na capacidade de imaginação e no senso criativo. Além de garantir a diversão da criança, estes brinquedos fortalecem a idéia de sustentabilidade é um dos melhores caminhos para que os recursos do planeta durem mais.

“As crianças estão sempre dispostas a brincar com brinquedos novos e o desafio de criar brinquedos á partir de materiais existentes na própria casa, estimula o envolvimento da família, a criatividade e imaginação, reduz ou tardia o destino de material para o lixo, além de trazer boas recordações da infância”, conclui Terezinha.

Estas atividades estão sendo realizadas nas Escolas Municipais, de Rincão de Segredo - Raimundo Nedel, Escola Municipal Bento Gonçalves de Linha Vitória, e a Escola de Educação Infantil Cantinho da Criança,pelos professores, na sede do município.