28 . 07 . 2014

Governo do Estado investe na Saúde Municipal

O Governo do Estado do Rio Grande do Sul garantiu financiamento de equipamentos de informática e adequação elétrica das unidades básicas de saúde, foram pagos R$ 26 milhões para 136 municípios. Almirante Tamandaré do Sul está entre esses municípios, sendo contemplado com um valor de R$ 50.126,68 para a Unidade Básica de Saúde do município.

Outro projeto para estruturar, informatizar e viabilizar a implantação do prontuário eletrônico e-SUS nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) de todo o Rio Grande do Sul, o Governo do Estado disponibilizou neste ano um valor de R$ 68 milhões aos municípios. O incentivo faz parte do Programa Tecnologia da Informação no SUS – Rede SUS RS.

O assessor técnico Ederson Drehmer estará em viagem a Porto Alegre para tomar conhecimento do Projeto dentro de alguns dias. “O objetivo é possibilitar o financiamento de equipamentos de informática, inclusive um tablet para cada agente comunitário de saúde, além da adequação lógica e elétrica das unidades. O Estado também disponibiliza treinamento para uso do e-SUS, a partir de uma parceria com o TelessaúdeRS”, explica Ederson.

Além destes Projetos a Unidade de Saúde do município conta com o Programa Mais Médicos, que tem como profissional na Unidade o médico cubado Alay Cardozo de Alvares, atuando no município desde maio de 2014, e atendendo mais de 60 munícipes por semana, desempenhando papel fundamental na saúde municipal. O Programa Mais Médicos também é um Programa do Governo Federal, que chegou aos municípios pequenos como Almirante Tamandaré do Sul e já beneficiou a população brasileira.