17 . 09 . 2015

Produtores recebem explicações sobre construção de chiqueirões em suas propriedades

No dia 3 de setembro autoridades de Almirante Tamandaré do Sul estiveram reunindo os produtores, José Valdeci Maggioni e Vilsonir de Mattos, interessados em construir os chiqueirões em suas propriedades, para tratar de assuntos referentes ao processo de construção e de como os chiqueirões podem gerar renda para as famílias. A reunião teve a participação do vice-prefeito, Adir Giacomini, do chefe de gabinete, Ironi José Sebben, e da vereadora, Rosangela Strack.

Na oportunidade o representante técnico da empresa Aurora, Marcos Zwirtes, tirou as dúvidas e apresentou a empresa para os produtores. Ele explica que a Aurora Alimentos é uma empresa que está há 75 anos no ramo da suinocultura e avicultura. “Há 5 anos estamos com parceria com a Cotrel de Erechim, estamos com dois frigorífico e exportamos para a Rússia. A Aurora possuí um sistema de integração, onde o produtor entra com a instalação e mão de obra, já a integradora coloca o leitão, ração, medicamento e assistência técnica, e lá os animais ficam cerca de 120 dias”, explica.

Ele ainda salienta que a forma de pagamento é dividida em 75% conversão alimentar, 15% mortalidade e 10% peso, possuindo um acréscimo de mais alguns itens que irão formar o valor final. “Na região do frigorífico de Sarandi possui-se em torno de 30.000 suínos, tendo que inevitavelmente aumentar essa quantia devido a grande procura de alimentos no mundo”, diz.

Segundo a vereadora Rosangela, a administração está pensando nos produtores rurais do município e em como eles podem gerar renda, tanto para as famílias, como para o município, uma vez que o munícipe investindo em Almirante Tamandaré do Sul é um passo para o crescimento.

Lembrando que está foi à segunda reunião deste projeto, a primeira foi para firmar parceria com a empresa Aurora e abrir inscrições para os agricultores interessados em investir na propriedade e a segunda para informar sobra a pratica. As autoridades responsáveis ainda comunicam que os interessados em construir os chiqueirões em suas propriedades ainda podem estram em contato na Prefeitura Municipal ou com a vereadora Rosangela Strack.