31 . 10 . 2018

1º Encontro Intermunicipal de Atenção ao Cuidado Humano

A Secretaria Municipal de Saúde e a Emater/RS-ASCAR, em parceria com a Secretaria de Educação, Cultura, Lazer e Turismo, e da Secretaria de Assistência Social e Habitação, realizou na terça-feira (30), o Dia “D”, sendo abordado pela manhã o tema Sexualidade e Doenças Sexualmente Transmissíveis, pela profissional Dr. Debora Lorenzi, Médica Ginecologista desta municipalidade, para o público adolescente, das Escolas Municipais e Estadual e comunidade em geral.

No turno da tarde, realizou-se o Iº Encontro Intermunicipal de Atenção ao Cuidado Humano, tendo painel sobre Experiências e Vivências com o profissional Dr. Silvano Pauletti de Moura, com a Coordenação de Jussara Biazus e os Depoimentos das seguintes pessoas: Rosangela Wagner; Luiz Henrique Meira da Silva; Lurdes Azevedo; Simone Klein; Maristela Auler; Venuncia de Carvalho e Elaine Boscato,  e diversas atividades através de oficinas que fazem parte das práticas integrativas do SUS, terapias como Reiki, Yoga, Lian Gong, Escalda Pés, Massoterapia, bem como receitas caseiras com plantas medicinais, as quais são produzidas pelo Grupo Semeadoras da Esperança.

Durante todo o dia, foram disponibilizados à comunidade tamandareense e região, orientações odontológicas, testes e avaliações de visão, alimentação preventiva e exames rápidos de Hepatite, Glicose/Glicemia, HIV e Sífilis. Também foi distribuído vale exames de PSA e CA125. Todas essas atividades tiveram um proposito em comum: promover atividades para atrair as mulheres a realizar o diagnóstico precoce e a prevenção do câncer de mama, que é o segundo tipo mais frequente de câncer no mundo, por isso o autoexame das mamas e a mamografia são essenciais.

Para finalizar o evento, foi realizado o Desfile Rosa, aonde participaram do deste quem teve ou está em tratamento de câncer, a fim de valorizar a vida e o tratamento realizado pelos pacientes.

Na oportunidade, foram divulgados os Programas de Educação Fiscal e Nota Fiscal Gaúcha, bem como a realização de cadastros para os munícipes que ainda não estão cadastrados no programa, a fim de possibilitar aos mesmos a participação dos sorteios mensais.