03 . 06 . 2014

Votação de Prioridades ocorre em todo o Estado

A população gaúcha votou na segunda-feira (2) e segue votando na terça-feira (3) e na quarta-feira (4) nas prioridades de investimentos do Governo do Estado em suas regiões através da Votação de Prioridades. O processo de votação, em urnas e pela internet, é a quarta etapa do ciclo de debates e construção do Orçamento Estadual 2014/2015 e faz parte do Sistema Estadual de Participação Popular e Cidadã.

Em Almirante Tamandaré do Sul os pontos de votação são nos Postos de Saúde de Linha Vitória, Vila Seca, Segredo e na sede do município e também na Prefeitura Municipal durante toda a quarta-feira (4), o munícipe deve conter em mãos o identidade ou CPF.

As cédulas para cada uma das 28 regiões dos Conselhos Regionais de Desenvolvimento (Coredes) contam com dois campos de votação. No primeiro, estão as áreas temáticas, em que podem ser escolhidas quatro demandas. Já no segundo campo, estão as prioridades estratégicas, com duas opções de escolha. Para conhecer a cédulas de sua região, acesse www.participa.rs.gov.br.

Para votar pela internet, é necessário o Título de Eleitor e fazer um cadastro em Login Cidadão, o MEU RS para facilitar o acesso ao voto online. O número do título também poderá ser pesquisado no próprio ambiente de votação do site, através do www.participa.rs.gov.br. Já para o voto presencial, que ocorre apenas na quarta-feira (4), é necessário apresentar o titulo de eleitor. As urnas estarão disponíveis em prefeituras, hospitais, escolas, câmaras de vereadores e demais prédios públicos e locais de grande circulação.

O Orçamento do Estado do Rio Grande do Sul é elaborado pela Secretaria do Planejamento, Gestão e Participação Cidadã e deve ser encaminhado pelo governador do Estado à Assembléia Legislativa até o dia 15 de setembro de cada ano, na forma de Proposta de Lei Orçamentária Anual (LOA). Consta da proposta o texto de mensagem do chefe do Poder Executivo, no qual são analisados os cenários macro e microeconômico, as finanças estaduais, a regionalização das receitas e das despesas, os indicadores socioeconômicos, entre outros itens relevantes.

Informações: Regina Farina