30 . 07 . 2014

Ascar/RS-Emater realiza Chamada Pública – Sustentabilidade

Dia de Campo aborda assuntos como Horta Doméstica, Pomar Doméstico, Piqueteamento, Esterco líquido e Cisterna

Realizou-se nos dias 15 e 21 de Julho o Dia de Campo da Chamada Pública-Sustentabilidade em Almirante Tamandaré do Sul. No dia 15, o evento foi direcionado às comunidades de Rincão do Segredo, Linha Turvo, Vila Seca, Linha Dupla e Divisa  Baixa, onde visitou-se as propriedades de Ivanor  e Janete Schussler, com o tema esterco líquido apresentado pelo Engenheiro Agrônomo do Escritório Municipal  da Emater de Carazinho, Leandro Soares.  A segunda propriedade foi a de Odair e Ivone Ludwig, onde o Técnico Agrícola Icaro Oliveira falou sobre o Trigo Duplo Propósito e Cassio Rech, da Empresa Boqueirão, sobre Azevéns melhorados. A terceira propriedade foi a de Lizandro e Ana Fetter, onde foi abordado pela Extencionista Teresinha Fusiger o tema Horta Doméstica e pelo Engenheiro Agrônomo Glenio B. Kissmann sobre Cisterna, ambos representantes da Ascar/RS-Emater do município. O Engenheiro Agrônomo Ivan Guarienti, do Escritório Regional de Passo Fundo, ainda falou sobre Pomar Doméstico com orientações das podas de condução e de frutificação. A quarta propriedade foi a de Jair EIvanice Fetter, onde o Engenheiro Agrônomo Vilmar Leitzke abordou o tema de dimensionamento de vacas por área de piqueteamento e sobre o uso de silagem.

No dia 21 de julho o dia de campo foi direcionado para as comunidades de Linha Vitória e Mata Cobra e realizou-se na propriedade de Ivo e Anita Mallmann e Evandro e Nadia Mallmann, com os seguintes temas: Planejamento Forrageiro pelo Técnico em Agropecuária Daniel Leite do EM de Passo Fundo, custos de produção de leite pelo Técnico Agropecuário Idanir Bianchetti do EM de Santo Antônio do Planalto, também foi abordado os temas Horta Doméstica, Pomar Doméstico e Cisterna.

Na oportunidade esteve presente o prefeito municipal Ironi José Sebben, e demais autoridades da administração e parcerias. Nos dois dias de evento,  foi servido o almoço na Cotrijal preparado pela Associação dos Funcionários e posteriormente foi abordado o tema da Sucessão Familiar pela Assistente Técnica  Regional de Passo Fundo Doriana Gozzi Miotto e a visitação ao pomar da Cotrijal, também com demonstração de podas de frutificação e de condução  de pessegueiros e figueiras. Os agricultores foram conduzidos pelo Engenheiro Agrônomo Ivan Guarienti do Escritório Regional de Passo Fundo.

A Ascar/RS-Emater agradece a todos que apoiaram e participaram destes eventos promovidos pelo Escritório Municipal da Ascar/RS-Emater fazendo da Extensão Rural ferramenta de aprendizagem, conhecimento, observação da realidade, troca de experiência e integração das comunidades.