Notícias

05 . 11 . 2014

Município adere Campanha de Vacinação contra a Poliomielite e o Sarampo

 

Preocupados com a saúde das crianças do município que a equipe da Unidade Básica de Saúde de Almirante Tamandaré do Sul, se prepara para aderir mais uma campanha, a de Vacinação contra a Poliomielite e Sarampo, que inicia no sábado (8) e vai até o dia 22 de novembro, atendendo também aos sábados.

A Enfermeira Especializada em Saúde Coletiva, Alessandra Schmidt da Luz, explica que estás doenças podem gerar complicações, “o sarampo pode causar otites, pneumonias e encefalites, levando, assim, o paciente a morte e a poliomielite, quando a infecção ataca o sistema nervoso, destrói os neurônios motores e provoca paralisia flácida em um dos membros inferiores e se forem infectadas as células dos centros nervosos que controlam os músculos respiratórios e da deglutição”, salienta.

Segundo ela a Poliomielite é uma doença contagiosa aguda causada pelo poliovírus, que pode infectar crianças e adultos por via fecal-oral (através do contato direto com as fezes ou com secreções expelidas pela boca das pessoas infectadas) e provocar ou não paralisia. Já o sarampo é uma doença infecto-contagiosa provocada por um vírus e transmitida por secreções das vias respiratórias como gotículas eliminadas pelo espirro ou pela tosse.

Alessandra ainda diz que a eficácia da vacinação é de 95% para Poliomielite e 97% para o Sarampo, por isso é tão importante para as crianças. “Precisamos que os pais tragam seus filhos nesse período, para garantir a qualidade de vida das crianças do município”, conclui a Enfermeira.

 

As crianças de 6 meses a 5 anos podem ser vacinadas contra a Poliomielite e crianças de 1 a 5 anos podem ser vacinados contra o Sarampo. O local de vacinação é na Unidade Básica de Saúde de Almirante Tamandaré do Sul e as crianças deverão trazer carteira de vacinação.