Notícias

03 . 12 . 2014

Secretaria Municipal de Saúde na luta contra a AIDS

 

Preocupados com a saúde dos munícipes que a Secretaria Municipal de Saúde, Habitação e Assistência Social de Almirante Tamandaré do Sul está realizando desde o início do mês a Campanha contra a AIDS, decorrente ao Dia Mundial Contra a AIDS, que foi no dia 1º dezembro.

 

Segundo a Enfermeira especialista em Saúde Coletiva, Alessandra da Luz, o HIV é o vírus causador da AIDS e ataca o sistema imunológico, responsável por defender o organismo de doenças. “A camisinha é o método mais eficaz para se prevenir contra muitas doenças sexualmente transmissíveis, como a AIDS, alguns tipos de hepatites e a sífilis, por exemplo. Além disso, evita uma gravidez não planejada”, alerta Alessandra.

 

Durante todo o mês de dezembro serão feitas orientações sobre HIV e distribuídos preservativos masculinos na Unidade Básica de Saúde e no comércio local. Para a enfermeira o principal motivo da proliferação da doença é o comportamento sexual dos jovens. “Eles acham que ninguém mais morre de AIDS hoje, e que se pegar o vírus é só tomar o remédio que está tudo bem, mas não é assim, ela é uma doença que não tem cura, a qual o paciente tomará dozes fortes de remédios”, explica a enfermeira explicando também sobre os efeitos colaterais desses remédios, “só que esses remédios provocam efeitos colaterais, o tratamento pode controlar a doença, mas o paciente acaba desenvolvendo outras doenças e tendo problemas para o resto da vida”, diz a enfermeira.

 

O foco da campanha este ano são os adultos, jovens de 15 a 24 anos, pois segundo a Secretaria de Saúde do Estado, nos últimos 6 anos 50% da doença está nesse grupo. A enfermeira ainda alerta para os sintomas e fala sobre o apoio que a Unidade de Saúde de Almirante Tamandaré do Sul oferece:

 

Sintomas: Os primeiros sintomas são muito parecidos com os de uma gripe, como febre e mal-estar. Por isso, a maioria dos casos passa despercebido. A baixa imunidade permite o aparecimento de doenças oportunistas, que recebem esse nome por se aproveitarem da fraqueza do organismo. Com isso, atinge-se o estágio mais avançado da doença, a AIDS. Quem chega a essa fase, por não saber ou não seguir o tratamento indicado pelos médicos, pode sofrer de hepatites virais, tuberculose, pneumonia, toxoplasmose e alguns tipos de câncer.

 

 

Apoio da Unidade Básica de Saúde: A unidade básica encaminha para o serviço de referência em Carazinho, o SAE - Serviço de Atenção Especializada, onde os pacientes recebem consultas e exames médicos periódicos. Os medicamentos são fornecidos mensais para o paciente por este mesmo serviço.