25 . 06 . 2015

Plano Municipal de Educação é aprovado pelo Legislativo e sancionado pelo Prefeito Municipal

No dia 3 de junho foi aprovado por unanimidade dos votos pelos Poder Legislativo e sancionado pelo prefeito municipal, Valdeci Gomes da Silva, o Plano Municipal da Educação, através da Lei 1.659.

A Secretaria Municipal de Educação e Cultura, na pessoa da ex-secretária, Vera Lúcia Fetter, e o Conselho Municipal de Educação, juntamente com a Comissão Geral do Plano Municipal de Educação, se reuniram por diversas vezes para discutir e elaborar o texto base, o qual foi colocado para apreciação da comunidade plenária realizada em dezembro de 2014, na Câmara Municipal de Vereadores.

As elaborações dos Planos Municipais fazem parte das diretrizes dos Planos Nacionais e Estaduais da Educação e constitui a nova etapa expressando metas e objetivos que lhe correspondem no conjunto em vista à realidade de cada município.

Segundo a secretária de Educação, Cultura e Lazer, Franciele Dessoy, as metas servem para diagnosticar a realidade educacional do município. “Foi realizado o levantamento de dados quanto à oferta de ensino, tanto na rede municipal quanto na rede estadual, e posteriormente comparado com a realidade do Rio Grande do Sul e Brasil. A partir daí, se definiu as estratégias que serão utilizadas para que a educação do município possa avanças tanto na oferta quanto na qualidade”, explica a secretária.

O Plano possui 20 metas em consonância com o Plano Nacional de Educação, as quais foram constituídas a partir das diretrizes estabelecidas pela Conferência Nacional de Educação, que contempla todas as etapas e modalidades de ensino como: Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio, ensino Superior, Educação Especial, Valorização do Magistério, Formação dos Professores, Gestão e Financiamento da Educação.

Franciele ainda salienta que as metas têm temas como a erradicação do analfabetismo, a universalização do atendimento escolar, a ampliação da oferta no atendimento da Educação Infantil, dentre outras. “Entendemos que a construção do Plano Municipal de Educação é uma oportunidade ímpar que o município tem de articular as forças sociais e envolve-las no processo, para que haja comprometimento de todos na concretização das metas e na melhoria da educação do nosso município”, conclui.