23 . 06 . 2016

Alunos da Bento Gonçalves aprendem sobre a Origem dos Impostos

Na segunda-feira (20) os alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Bento Gonçalves de Linha Vitória, Almirante Tamandaré do Sul, aprenderam sobre a origem dos impostos. No trabalho foi apresentado um vídeo e depois feito um debate com todas as turmas sobre a importância dos impostos em conjunto com o papel do cidadão de conhecer os seus direitos e deveres.

Os alunos do 4º e 5º ano orientados pela professora, Franciele Maria Somer, realizaram um concurso de produção textual, no qual foi escolhida a produção destaque em 1º lugar, sendo selecionado do aluno Leonardo Fetter do 5º ano.  Segue abaixo a produção textual:

EU QUERO SABER DE NOTA FISCAL

Era uma vez um menino que foi a loja de brinquedo, ele iria comprar um carrinho, o menino foi até o caixa pegar o carrinho e o senhor deu a nota fiscal ao menino Pedro.

O menino Pedro perguntou:

- O que é isso senhor?

O senhor respondeu:

- É a nota fiscal, quando a gente compra alguma coisa recebemos a nota fiscal.

E o menino respondeu:

- Mas como funciona esse processo de nota fiscal?

- É esse dinheiro que vai até a prefeitura, chamado de imposto, daí a prefeitura retribui dando Educação, Saúde, salários aos professores, melhorias nas estradas, etc.

Respondeu o menino:

- Que legal! Senhor então é assim que funciona as coisas!

E o senhor respondeu:

- É mesmo que bom que existe imposto mas, também nunca se esqueça de exigir a nota fiscal, se não aquele dinheiro que iria até a prefeitura, vai para os empregados que trabalham com essas coisas, eles estão sonegando, uma coisa muito errada, por isso sempre devemos pedir a nota fiscal!

O menino respondeu:

- É mesmo, senhor agora eu sempre vou pedir a nota fiscal. E para terminar o tributo é uma taxa de mercados, que é o imposto.

O menino sempre pediu a nota fiscal e ajudou a colaborar.

Leonardo Fetter- 5º ano- EMEF Bento Gonçalves