Notícias

04 . 12 . 2024

Dia da Consciência Negra

Em alusão ao dia 20 de novembro - Dia da Consciência Negra, a Secretaria Municipal de Assistência Social e Habitação em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Lazer e Turismo e o Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial promoveram no  dia 26 de novembro nas dependências do CRAS, uma conversa com Vania Martins, ela é ativista preta, feminista, Pedagoga e conselheira tutelar em nosso município há mais de uma década,  e na sequência foi realizada uma oficina de Capoeira com Professor Leandro da Silva Suero.

O Grupo do PAIF e alunos integrantes da Rede Municipal e Estadual estiveram presentes e foram sensibilizados sobre a conscientização em relação a cultura negra e a luta por cumprimento dos direitos dessa população no Brasil. Através de suas explanações Vania trouxe à memória momentos marcantes por que passaram seus antepassados, uma história de muita luta e sangue na construção do que hoje é nosso país bem como nosso estado, lembranças de sua infância que a fizeram galgar caminhos diferentes dos que a sociedade projeta para a população preta. “Minha luta vai ser sempre para libertar aqueles que ainda nem sabem que são cativos”, completa Vania.

Na oportunidade, O Professor Leandro fez uma apresentação de Capoeira com a participação do público presente, que vivenciou a capoeira como mistura de luta, dança e música. A Capoeira é uma expressão de resistência e afirmação da cultura negra no Brasil, desenvolvida por descendentes escravos e atualmente reconhecida como arte marcial.