Notícias

07 . 03 . 2025

Onda de Calor e Baixa Umidade aumentam o risco de Incêndios

O risco de incêndios nas lavouras do município de Almirante Tamandaré do Sul e região têm se intensificado devido à atual onda de calor e à baixa umidade do ar. A situação preocupa produtores rurais, especialmente para aqueles que possuem terras cobertas por palha seca.

A palhada é formada pelos resíduos de colheitas anteriores que se acumulam na terra, formando uma espécie de camada protetora do solo, uma vez que evita a erosão, aumenta a atividade microbiana e favorece o crescimento das raízes das plantas.

A combinação destes resíduos, temperaturas elevadas, baixa umidade do ar e o solo seco pela ausência de chuvas, cria um ambiente propício para incêndios. “Além das perdas econômicas, esses incidentes também afetam a qualidade do solo e a biodiversidade local.” – destacou Vali Giacomelli, Secretário Municipal de Agricultura, Indústria, Comércio e Meio Ambiente.

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a tendência é de continuidade da onda de calor e baixa umidade nos próximos dias, o que pode agravar ainda mais o problema. Especialistas alertam que, ademais dos incêndios, a exposição prolongada a altas temperaturas pode comprometer a produtividade agrícola e afetar a segurança alimentar.

Autor: Danyela Moraes