16 . 03 . 2022

MUNICIPIO CONFIRMA PRIMEIRO CASO DE DENGUE

A Secretaria Municipal da Saúde comunica a confirmação do primeiro caso de dengue no município de Almirante Tamandaré do Sul. O diagnóstico veio nesta quarta-feira, dia 16, após a realização de exame laboratorial.

É fundamental que todos reforcem os cuidados, “todos precisam se conscientizar e tomar providências para eliminar toda e qualquer água parada no seu pátio, na sua rua, afim de contermos a proliferação do mosquito e evitarmos um surto da doença”, salienta a Secretaria de Saúde Franciele Dessoy.

A dengue é transmitida pela fêmea contaminada do mosquito Aedes aegypti e os sintomas podem ser: febre alta, dor de cabeça, manchas vermelhas no corpo dor nas articulações, dor nos ossos, dor nos olhos, falta de apetite e mal estar. Em caso de suspeita procure a unidade de saúde para os devidos encaminhamentos.

Dicas de prevenção ao mosquito Aedes aegypti:

*Eliminar todo e qualquer objeto que possa acumular água;

*Tampe os tonéis e caixas d’água;

*Mantenha as calhas sempre limpas;

*Deixe garrafas sempre viradas com a boca para baixo;

*Mantenha lixeiras bem tampadas;

*Deixe ralos limpos e com aplicação de tela;

*Limpe semanalmente ou preencha pratos de vasos de plantas com areia;

*Limpe com escova ou bucha os potes de água para animais;

Autor: Graziela Moss