20 . 04 . 2022

COMITIVA “TROPEIROS DA GERAIS” VISITA ALMIRANTE TAMANDARÉ DO SUL

Na tarde de sábado (16), Almirante Tamandaré do Sul recebeu a   "Comitiva Tropeiros da Gerais", vindos de Minas Gerais, sendo que um grupo de Juiz de Fora/MG, da qual participam 37 cavaleiros e muladeiros e mais 9 pessoas no apoio, entre fotógrafo, filmador, motoristas e tratadores dos animais. Foram recepcionados pela Patronagem do CTG Lageano da Coxilhas e representantes da Administração Municipal.

O Diretor da Comitiva Artur Bortone, falou que o grupo está refazendo todo o antigo caminho dos Tropeiros até a cidade de São Borja-RS que foi o marco Inicial das tropas de onde os animais partiam e levados até São Paulo e posterior à Minas Gerais.

Segundo o coordenador do grupo, Sr. Arthur Bortone, de Juiz de Fora/MG, os objetivos de virem cavalgar em nossa região é a troca de cultura, buscar informações sobre a história, a cultura e o tradicionalismo do povo gaúcho, principalmente nesta região dos Aparados da Serra, Planalto Médio e Missões. Por fim, em nome do Grupo Tropeiros da Gerais, agradeceu às lideranças tradicionalistas e dos municípios por onde a cavalgada passou, pela acolhida que tiveram.

Durante o jantar de recepção gaúchos e tropeiros trocaram experiências sobre cavalo, costume e tradição. A comitiva pernoitou na comunidade São João Batista e no domingo se dirigiram ao CTG Lageano das coxilhas.

Autor: Graziela Moss