25 . 03 . 2013

Produção leiteira e pastagens em foco durante tarde de campo

No dia 22 de março foi realizada uma tarde de campo sobre produção leiteira e manejo de pastagens, no centro de Cria e Recreia de terneiras de Almirante Tamandaré do Sul.  Mais de 50 produtores do município e da região participaram das atividades e conheceram as novidades em relação a pastagens. A tarde de campo foi promovida em parceria entre a Emater/Ascar, Secretaria de Agricultura, Indústria e Comércio e Meio Ambiente de Almirante Tamandaré do Sul, Embrapa e Agropecuária Dois Irmãos.

As atividades foram divididas em etapas. Na primeira a extensionista da Emater/Ascar de Almirante Tamandaré do Sul, Terezinha Fusiger, apresentou uma oficina sobre procedimentos para manter a qualidade do leite. Nesta oficina foram tratados temas como limpeza e adequação das instalações, cuidados na ordenha, cuidados com mastites e infecção por bactérias e temperaturas adequadas de armazenamento do leite. Também foram explicados os pontos da Instrução Normativa 62, que regulamenta a produção leiteira desde 29 de dezembro de 2011. No segundo momento, o proprietário da Agropecuária Dois Irmãos falou sobre a nutrição dos bezerros, demonstrando novidades em relação a leite em pó e pastagens pré secas. No outro momento, o engenheiro agrônomo da Emater/Ascar de Almirante Tamandaré do Sul, Glênio Kissmann, apresentou as pastagens perenes de verão. Em seguida foram apresentadas as pastagens anuais de verão e sorgo silageiro, pela pesquisadora da Embrapa Milho e Sorgo, Jane Rodrigues de Assis Machado.

A produção de mudas de tifton e capim vaqueiro em estufas e equipamentos que facilitam seu plantio foi o assunto da penúltima etapa, apresentada pelo secretario de Agricultura Claudionor Reisdorfer. Para encerrar, o assistente técnico regional em irrigação da Emater/Ascar, Ivan Guarienti, falou sobre déficit hídrico e irrigação de pastagens como fator influenciador na produção leiteira.

O prefeito Ironi Sebben fechou a programação falando sobre a importância da diversificação de culturas na pequena propriedade e da produção leiteira como fomento de renda. Em seguida garantiu o apoio aos produtores do município e do trabalho em parceria com a Emater/Ascar para assistência para as propriedades.