16 . 05 . 2013

Emenda garante a aquisição de equipamentos para a secretaria de Agricultura

Na segunda-feira, dia 13, se reuniram os membros do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural (CONDER-ATS) na Secretaria de Agricultura, Indústria e Comércio para aprovar o Projeto de Fomento a Cadeia Produtiva do Leite no município de Almirante Tamandaré do Sul e definir a destinação dos recursos recebidos através da Emenda Parlamentar do deputado federal Afonso Hamm.

O projeto de incentivo a cadeia produtiva do leite se justifica por Almirante Tamandaré do Sul ter cerca de 250 produtores de leite, que geram uma receita superior a 600 mil mensais. De acordo com dados da equipe técnica da secretaria e Emater/Ascar de Almirante Tamandaré do Sul, a capacidade produtiva e o valor agregado pela produção leiteira podem ser aumentados em 80% em 48 meses, desde que se sejam investidos recursos em melhoria de pastagens, fertilização de solos, efetiva assistência técnica, melhoria da sanidade animal e melhoramento genético.

Os objetivos do projeto são de prestar serviços e assistência técnica qualificada aos produtores rurais, proporcionar a diminuição nos custos de produção de leite, incentivar a cadeia produtiva do leite através da formação de pastagens perenes, bem conduzidas e fertilizadas, disponibilizar via secretaria de agricultura maquinários e implementos aos produtores rurais para implantação e adubação de pastagens e aumentar a produção municipal de leite e ter melhor retorno de ICMS.

Em seguida, foram definidos os equipamentos a serem adquiridos com os recursos da Emenda Parlamentar do deputado federal Afonso Hamm, da bancada do PP, através do convênio de Apoio a Projetos de Desenvolvimento e Fomento do Setor Agropecuário. Pela emenda foram destinados R$97500,00 a serem aplicados na compra de um distribuidor de adubo orgânico líquido rebocável, uma enfardadeira para fenação, uma segadeira de dois tambores, um ancinho/espalhador/enleirador, três distribuidores lancer de adubo e semente e um distribuidor de calcário com capacidade de 6500 kg. A emenda foi solicitada pela vereadora Rosângela Strack, em visita ao deputado.

O projeto de Fomento a Cadeia Produtiva do Leite no município de Almirante Tamandaré do Sul será desenvolvido durante 48 meses, com busca de recursos para a secretaria e aquisição de equipamentos para uso dos produtores.