Notícias

18 . 11 . 2014

Novembro Azul: Palestra alerta sobre Diabetes

 

Na quinta-feira (13) a Secretaria de Saúde, Habitação e Assistência Social de Almirante Tamandaré do Sul realizou a palestra sobre Diabetes, com o médico da Unidade Básica do Município, Silvano Pauletti, decorrente ao Novembro Azul.

Na oportunidade o médico salientou dos cuidados com a Diabetes, os quais são contínuos tanto para o paciente, quanto para a família. Segundo ele “ambos precisam tomar uma série de decisões relacionadas ao tratamento, como medir a glicemia e ajudar nos hábitos alimentares. Além disso, pode ser necessário apoio psicológico”, salientou Silvano.  Além de explicar sobre o diagnóstico, o tratamento e outros cuidados que o paciente deve ter ele ainda acrescentou que “é de extrema importância que as pessoas com diabetes recebam educação de qualidade, fornecidas por profissionais de saúde qualificados”.

Para falar de um novo tratamento de alta complexidade, estiveram presentes os profissionais, Jeferson Goedel e Fernanda Presotto, que explicaram sobre a Medicina Hiperbárica. Um tratamento onde o paciente recebe oxigênio puro através de máscaras individuais no interior de uma câmara hiperbárica, em ambiente com pressão maior que a atmosfera.  Nessas condições ocorrem fenômenos que contribuem no processo de cicatrização e combate a diversos processos infecciosos, inflamatórios e hipoxicos.  

Para finalizar as estudantes de Nutrição da UPF, Jéssica Weiler e Larissa Cavol de Almeida, estiveram explicando sobre a alimentação, em especial, sobre os alimentos que podem ser substituídos por outros mais saudáveis. As alunas salientaram que as pessoas podem e devem comer todos os tipos de alimentos, “o que deve ser controlado é a quantidade”.

 

A Secretaria da Saúde comunica a todos os homens do município, que no dia 29 de novembro, às 8 horas, será realizada a coleta do PSA. Os interessados deverão fazer as inscrições nos Postos de Saúde do município.