23 . 03 . 2016

Terra do Gaitaço tem Selo Oficial do evento através dos Correios

Na manhã de quarta-feira (23) estiveram reunidos na Prefeitura Municipal de Almirante Tamandaré do Sul, para lançamento do Selo Oficial do Gaitaço e lançamento dos eventos 9º Gaitaço, 7ª Expotamandaré e 4ª Mostra da Terneira, autoridades municipais e regionais.

Na oportunidade esteve presente o gerente regional dos Correios de Passo Fundo, Roque Lorenzini, coordenadora de vendas do Banco Postal, Priscila Vigoli, coordenador de vendas do Correios, Gregori de Castro, que também realizou o protocolo de lançamento do Selo Oficial, prefeito municipal, Valdeci Gomes da Silva, proprietário da empresa Deale, Alexandre dos Santos, que também está patrocinando o 9º Gaitaço, secretários municipais, organizadores do evento, gaiteiros e comunidade em geral.

Em ato de lançamento as autoridades representantes do Correios juntamente com as tamandareenses realizaram a obliteração do Selo Oficial do Gaitaço. Segundo o protocolo de abertura feito pelo coordenador de vendas do Correios, Gregori de Castro, este lançamento é realizado pelo Ministério das Comunicações, por meio dos Correios e Telégrafos. “O selo postal personalizado, retrata com sua marca, o desenvolvimento de um país, de um Estado, de um município. Informamos que o selo já esta sendo recebido e visualizado por diversos municípios, e servirá como fonte de pesquisa e registro tão importante acontecimento no contexto histórico e sociocultural”, disse Gregori.

Após houve pronunciamentos dos presentes, bem como do coordenador do Gaitaço, Antônio Sergio Martins de Oliveira. O prefeito municipal, no uso da palavra, salientou que é uma alegria poder lançar mais um selo alusivo ao município, em especial um selo destinado ao Gaitaço.”Esta ideia vem sendo debatida a vários anos, sendo concretizado neste ato, fazendo com que nosso evento seja conhecido além fronteiras, fazendo parte não só da história de Almirante Tamandaré do Sul mas também dos Correios”, disse Valdeci.

No uso da palavra um dos patrocinadores, Alexandre dos Santos, representando a empresa DEALE, falou sobre os eventos 9º Gaitaço, 7ª Expotamandaré e 4ª Mostra da Terneira de suas qualidades e da dificuldade em realizar um evento grandioso em um momento de crise. “A empresa Deale que este ano completa 15 anos de tradição em comercializar e 05 anos em produzir queijo com qualidade levando-o para vários estados do Brasil, começou com apenas 12 funcionários e pouco mais de 50 produtores de leite, hoje com mais de 60  funcionários e aproximadamente 500 produtores, envolvendo diretamente mais de 600 famílias”, explica Alexandre.

Ele salienta ainda que a empresa tem a honra de poder contribuir para que este evento aconteça com uma ampla infraestrutura para acolher os expositores e principalmente para os visitantes. “Tenho orgulho de ter nascido e hoje poder fazer parte do desenvolvimento da nossa terra”, conclui.

Durante a manhã, ainda houve as feiras municipais  do Peixe Vivo, do Produtor e do Artesanato, apoiadas pelo escritório municipal Emater/RS-Ascar. Segundo a extencionista do escritório, Terezinha Fusiger, a comunidade participou das feiras, “o movimento foi bom, os produtores comercializaram cerca de 300 kg de peixe vivo, dando motivação para tornar a feira tradicional, ainda mais na sexta-feira santa”, diz Terezinha.

Houve ainda apresentação dos gaiteiros e programação ao vivo pela Rádio Sarandi e Mais Nova FM.