Notícias
Munícipes poderão votar na Consulta Popular 2016
Votando na Consulta Popular o munícipe está contribuindo para o desenvolvimento regional e municipal e exercendo seu papel democrático de cidadão
Nos dias 5, 6 e 7 de julho acontece em todo o estado do Rio Grande do Sul, através da Lei nº 11.179, a votação da Consulta Popular, onde a população define diretamente parte dos investimentos e serviços que constarão no orçamento do Estado.
Segundo a presidente do COMUDE de Almirante Tamandaré do Sul, Renata Eckhardt, é definido o valor para cada região, o governo e os Conselhos Regionais de Desenvolvimento (COREDES) organizam o processo de discussão em Audiências Públicas Regionais, Assembleias Municipais e Fóruns Regionais. Nos encontros, foi construída uma cédula de votação regional, que é submetida aos eleitores gaúchos nos dias de votação da Consulta Popular.
Estão habilitados a votar apenas os eleitores com domicílio eleitoral na região geográfica do COREDE correspondente. Os pontos de votação funcionarão entre as 7h e às 18h. A votação pela internet estará disponível ininterruptamente das 7h até às 23h59min dos dias 05, 06 e 07, no site (www.consultapopular.rs.gov.br). A votação através dos dispositivos móveis se realizará nos dias 05 e 06 de julho, através do aplicativo Off Line.
Na votação on-line e nos pontos de votação é necessário o número do título de eleitor. Em Almirante Tamandaré do Sul serão disponibilizadas 03 urnas, uma na Prefeitura Municipal, outra no Posto de Saúde da sede, e uma urna volante. Cada eleitor deverá escolher um dos dez programas que farão parte da Cédula de votação, as quais são:
1) SEDUC: Secretaria de Educação: Formulação Continuada – Resinificando a prática Pedagógica da Rede Pública estadual;
2) SEAPI: Secretária da Agricultura, Pecuária e Irrigação: Melhoramento de Estradas Vicinais;
3) SEAPI: Secretária da Agricultura, Pecuária e Irrigação: Apoio à Cadeia Produtiva do leite e da Pecuária de Corte;
4) SEAPI: Secretária da Agricultura, Pecuária e Irrigação: Correção, Recuperação e Manutenção do solo;
5) SME: Secretaria de Minas e Energia: Redes Elétricas Trifásicas para Agricultura Familiar;
6) SDR: Secretaria do Desenvolvimento Rural: Apoio para Acesso a Internet e a Telefonia no Meio Rural;
7) SDR: Secretaria do Desenvolvimento Rural: Apoio à Agroindústria Familiar;
8) SDR: Secretaria do Desenvolvimento Rural: Apoio ao desenvolvimento da Produção Leiteira e da Pecuária Familiar;
9) SDR: Secretaria do Desenvolvimento Rural: Incentivo ao Uso e a Geração de Energia por Meio de Fontes Alternativas e Melhoria da qualidade da Energia no Campo;
10) SDECT: Secretaria do desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia: Programa de Apoio e Iniciativas Municipais (áreas industriais municipais).