22 . 05 . 2013

Coral municipal infanto juvenil prepara sua estreia

Desde o inicio do ano letivo, o Coral Municipal Infanto Juvenil de Almirante Tamandaré do Sul está sendo implantado. Hoje são 24 crianças entre 06 e 10 anos que se encontram todas as terças-feiras para ter aulas de expressão corporal, técnica vocal, musicalização e percussão corporal com o professor Flavio Kolling. O coral apresentou uma previa do que vem ensaiando na comemoração referente ao dia das mães, na Emei Cantinho da Criança. No entanto, a estreia oficial está marcada para o dia 03 de agosto, no encontro de corais alusivo aos 10 anos do Coral Cant’Arte de Almirante Tamandaré do Sul.

A secretária de Educação, Cultura e Lazer afirma que a implantação do coral Infanto Juvenil era um anseio da comunidade. “Era um sonho da comunidade ter um coral formado por crianças do município. Quando assumimos a secretaria, nos propomos a desenvolver este projeto” comenta Vera Fetter. Já o maestro Flavio Kolling, as crianças que fazem parte do coral aprendem mais do que cantar. “A música desenvolve a atenção, a concentração, o raciocínio rápido e a socialização, o saber conviver e dividir. Isso transforma a individualidade em conjunto, o que é fundamental para formar um cidadão, capaz de viver em sociedade” comenta Flavio.

Os membros do coral receberam um CD com as músicas, uma pasta e cópias de todas as músicas que vão ser ensaiadas, para que possam estudar as músicas em casa também.  Assim que o grupo estiver formado vai ser escolhido o nome e, a partir disso, serão confeccionados os uniformes dos coralistas.

O projeto do Coral Infanto Juvenil faz parte dos projetos a serem trabalhados pela Secretaria de Cultura e Lazer, juntamente com os projetos Leitura e Construção do Saber (biblioteca que vai ao encontro da comunidade), Lixo e Sustentabilidade (para preservação do meio ambiente) e Resgate do Ser (baseado na frase de Paulo Freire: Educação não transforma o mundo. Educação muda pessoas. Pessoas transformam o mundo).