23 . 09 . 2015

Escolas participam de programação da Semana Farroupilha

A Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Lazer de Almirante Tamandaré do Sul, realizou no dia 18 de setembro, uma programação especial decorrente a Semana Farroupilha, para as Escolas Municipais e Estadual.

Durante o turno da manhã com os alunos do 6º ao 9º ano da Escola Municipal Ensino Fundamental Raimundo Nedel e Escola Estadual Ensino Médio Almirante Tamandaré, houve a tradicional mateada no Pavilhão São João Batista para uma integração diferenciada com a  realização de um futebol de bombacha. Na oportunidade ainda foi servido um carreteiro com saladas diversas e apresentação de músicas com gaita pelo professor, Jeferson Oliveira, e seus alunos do município, Renan Bicigo, Estefano Barichelo e Igor Schmidt. Os alunos do ensino médio da Escola Estadual também participaram da programação na parte da manhã.

Na parte da tarde foi realizada a integração no CTG Lageano das Coxilhas de Linha Vitória entre as Escolas Municipais e Estadual, onde houve novamente a apresentação de músicas com gaita. Na oportunidade os alunos das escolas realizaram apresentações artísticas e ainda a 1ª prenda do MTG, Mariana Messesrchmidt, palestrou sobre tradições gaúchas. Por fim, os alunos puderam degustar de um carreteiro com saladas diversas, pão, cuca e suco natural de laranja.

Para a secretária de Educação, Cultura e Lazer, Franciele Dessoy, trabalhar com a rede de ensino sobre as tradições gaúchas estimula os jovens do município a levar a cultura para a vida toda. “A Semana Farroupilha é um evento festivo da cultura gaúcha, que se comemora de 14 a 20 de setembro com festividades em homenagem a líderes da Revolução Farroupilha. Nós não realizamos desfile cívico, mas buscamos realizar eventos para estimular o próprio gaúcho a cultuar ainda mais suas tradições. Agradecemos a todos os envolvidos na programação”, diz Franciele.