24 . 10 . 2016

Lançamento do Projeto Sacola Literária

“Um pai que lê para seu filho não está exercendo somente um ato de educação, mas também um ato de amor”. (Betina Boaventura)

No período do segundo semestre de 2016, a Biblioteca Pública Municipal Mário Quintana em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Lazer e escolas do município de Almirante Tamandaré do Sul lançou o Projeto Sacola Literária. Segundo a professora, Solange M. Toso, o objetivo do Projeto é estimular a prática de leitura compartilhada com a família, onde os alunos da escola levarão para casa uma sacola contendo os mais diferentes tipos de livros, revistas, jornais e outros, os quais irão favorecer a familiaridade das crianças com as histórias.

Fazer com que o aluno tenha prazer em ler e se comprometer em ampliar o repertório da leitura em família e o vínculo com as escolas também é um dos objetivos do Projeto, “pois acreditamos que a leitura realizada em parceria com a família estreita os laços afetivos da criança com o objeto livro. Sabe-se que a leitura frequente de textos literários é de suma importância na formação de pessoas, obras de arte oferecem interpretações do mundo os quais estimulam a reflexão e o conhecimento. Portanto, garantir o contato regular das crianças com os textos, desde cedo, tornará isso possível. Sabemos que os pais e professores são os principais agentes na promoção dessa prática e a escola, assim como a Biblioteca o principal espaço para isso”, explica uma das coordenadoras do Projeto, professora Solange M. Toso.

Este projeto está sob a coordenação da Coordenadora da Biblioteca Débora Grasiele dos Santos e da professora Solange Maria Toso. A secretária municipal de Educação, Cultura e Lazer, Franciele Dessoy, salienta que a Secretaria apoia esses projetos de estimulo à leitura, pois são através deles que se formam alunos que aprendem melhor, pronunciam melhor as palavras e se comunicam melhor de forma geral e proporcionar um momento de interação entre pais e filhos. "Por meio da leitura, a criança desenvolve a criatividade, a imaginação e adquire cultura, conhecimentos e valores", explica Franciele.