08 . 11 . 2017

TEMA DO MÊS: ANSIEDADE

Mas afinal o que é ansiedade normal e a doença de ansiedade? A ansiedade é uma reação normal e inerente ao ser humano. Diante de situações como uma entrevista de emprego ou quando estamos aguardando um resultado importante, é normal que fiquemos ansiosos. Nessas circunstâncias, a ansiedade se manifesta como um alerta que nos prepara para um novo desafio e favorece a adaptação.
Quando a sensação de ansiedade torna-se parte da rotina e a sensação deixa de ser uma emoção e passa a ser um transtorno chamado de transtorno de ansiedade generalizada que é preciso tratar. Pessoas que têm preocupação excessiva, dificuldades para dormir, pânico ou medo com frequência devem investigar o problema.
O distúrbio de ansiedade é um conjunto de problemas como por exemplo ansiedade generalizada, fobias sociais e distúrbio obsessivo-compulsivo. “Os distúrbios de ansiedade são provocados por desordens do sistema nervoso simpático, que libera, na circulação, quantidades inadequadamente altas dos hormônios envolvidos na reação de estresse”, diz o médico Drauzio Varella em seu site.
Dinâmicas trabalhadas:
Reflexão: o Monge e os grãos de Feijão
Dinâmica: pássaros no ar
Dinâmica: A Bagagem
Dinâmica: da Bolacha
Dinâmica: Papel Amassado
DINÂMICA: A BAGAGEM
Objetivo: Refletir sobre o que pode causar a ansiedade e as ações para minimizá-la.
DINÂMICA DA BOLACHA
Objetivo é MOSTRAR A IMPORTÂNCIA DE MANTER A CALMA DIANTE DE QUALQUER SITUAÇÃO.
DINAMICA : PAPEL AMASSADO
Objetivo: Demonstrar que as experiências de vida nos deixam marcas
DINAMICA PASSAROS NO AR
OBJETIVOS:
1.Desenvolver a escuta, como instrumento efetivo de comunicação, favorecendo as relações de modo geral.
2.Aquecer e descontrair o grupo.
3.Destacar a importância da concentração através da escuta, para melhor compreensão no recebimento e também transmissão de informações