30 . 10 . 2018

ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL PROMOVE VI SEMINÁRIO ANTIDROGAS

O VI Seminário Antidrogas do município de Almirante Tamandaré do Sul, foi realizado no dia 25 de outubro do corrente ano, promovido pela Secretaria Municipal de Saúde em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Lazer e Turismo.

O evento teve início pela parte da manhã, para os adolescentes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, com palestra do Sargento Sadi Lorenzetti e depoimentos dos ex-dependentes Tales de Marau e Fábio de São Paulo, os quais atualmente são missionários na Fazenda Esperança de Erechim, que acolhe pessoas com idade entre 15 e 45 anos, a fim de realizar a conscientização referente ao uso de drogas, álcool e tantos outros tipos de vícios.

No turno da tarde, foi a vez dos alunos do 3º, 4º e 5º anos participarem da programação, a qual contou com a apresentação de peça de teatro, apresentada pela equipe “Arte Bonita”, de Lagoa Vermelha. Após, foi realizada palestra, a fim de que as crianças entendessem melhor o que foi demonstrado na peça teatral, que mostrou sobre o caminho das drogas e as consequências do envolvimento com algum tipo de entorpecente.

Para finalizar, o público jovem e adulto participou do evento pela parte da noite, oportunidade na qual ocorreu apresentação teatral, bem como depoimentos referentes ao assunto do Seminário.

Salienta-se que este seminário foi criado através da Lei Municipal nº 462.05, com o objetivo de orientar adultos, jovens adolescentes e crianças sobre os malefícios do uso de entorpecentes, prevenindo a disseminação do vício através do apoio aos pais e responsáveis na educação dos filhos. Apesar de muitas pessoas acreditarem que o consumo esporádico de drogas não faz mal, todas as drogas, independente de qual seja, prejudicam a saúde e diminuem a expectativa de vida.

Tal iniciativa do Poder Executivo Municipal, leva em conta que diariamente milhares de pessoas têm suas vidas destruídas pelo uso de drogas. Contudo, é possível viver longe desta realidade, sendo a conscientização de jovens e adultos um importante instrumento de combate ao uso de drogas.