Notícias

22 . 03 . 2013

Secretaria de Educação promove oficina sobre cultura africana

 

Os professores da rede municipal de Almirante Tamandaré do Sul participaram de uma oficina sobre expressão corporal e cultura africana, na noite desta quinta-feira, 21. Com o tema “O corpo que fala” a oficina foi comandada pelo professor de capoeira Jamaica, do grupo Corda Percursiva.  O professor trabalhou com a respiração como base da saúde corporal e a importância de ter conhecimento sobre o seu próprio corpo, através de atividades que aliam atenção com expressão corporal.

O objetivo da oficina foi tornar a cultura africana mais próxima dos professores e dos alunos, dessa forma evitando discriminações. O professor explicou que a cultura africana faz parte da cultura brasileira em diversos âmbitos. “Na minha oficina o aluno percebe que a cultura africana faz parte do que ele vê em sala de aula (nas aulas de geografia, história, por exemplo) e no dia-a-dia como na língua que falamos e nas músicas”, conta Jamaica. O professor ainda mostrou como é o andamento das aulas de capoeira. “A oficina de capoeira prioriza a expressão corporal. A capoeira é um jogo de perguntas e respostas com o corpo, seguindo o ritmo da música”, explica Jamaica. O professor acrescenta que “num ambiente escolar o aluno aprende que se cuidar do colega durante o jogo da capoeira, vai ter colega para continuar brincando, se machucar não terá. Isso ensina ao aluno que ele precisa respeitar para ser respeitado”. As oficinas se baseiam em quatro pontos: luta, instrumental, expressão corporal e cultura.

A atividade faz parte do projeto de formação continuada dos professores da rede municipal, promovido pela Secretaria de Educação, Cultura e Lazer e será apresentada nas três escolas municipais de Almirante Tamandaré do Sul, adequada a faixa etária dos alunos.