Notícias

27 . 08 . 2015

Mês de agosto é o mês contra o tabaco na Unidade Básica de Saúde

Estímulos sociais, culturais e comportamentais reforçam o hábito e determinam a dependência psicológica ao tabaco

Todos os meses a Secretaria Municipal de Saúde de Almirante Tamandaré do Sul realiza campanhas para a prevenção de doenças e para alertar a comunidade dos riscos que os munícipes correm quando não tomadas algumas precauções com as atividades rotineiras. No mês de agosto a equipe de Saúde está trabalhando com o tema Tabagismo, decorrente ao Dia Nacional de Combate ao Fumo, no dia 29.

Segundo a enfermeira, Rosangela Teixeira da Rosa, o tabaco é o nome comum dado às plantas do gênero Nicotiana L. (Solanaceae), em particular a N. tabacum, originárias da América do Sul, das quais é extraída a substância chamada nicotina. “Os povos indígenas da América utilizavam o tabaco com fins medicinais, em cerimônias. Foi levado para a Europa pelos espanhóis no início do século XVI. Era mascado, ou então aspirado sob a forma de rapé (depois de secar as suas folhas)”, explica Rosangela.  

Por motivos diversos, a pessoa começa a fumar, mas com o tempo aparece a dependência física à nicotina. Estímulos sociais, culturais e comportamentais também reforçam seu hábito e determinam a dependência psicológica ao tabaco. Rosangela salienta que a dependência à nicotina é semelhante a outras drogas como cocaína, heroína, morfina etc., constituindo um problema médico que requer um tratamento específico.

As agentes de Saúde do município estão dando orientações nas casas dos munícipes. A Unidade Básica de Saúde também conta com o Grupo de Tabagismo. Quem quiser parar de fumar ou se informar melhor sobre o assunto deve entrar em contato com a enfermeira Rosangela na Unidade Básica ou comunicar as agentes de saúde nas visitas mensais.

 

“Hoje a secretaria de saúde trabalha com grupo de Tabagista pacientes que desejam parar de fumar. No início passam por consulta com a enfermeira e o médico da unidade. Após essa primeira consulta o paciente começa a frequentar os encontros semanais onde ocorrem trocas de experiências entre os usuários e palestras com divulgação de matérias, vídeos com depoimentos também a participação de outros profissionais de saúde como psicóloga nutricionista. Os encontros vão sendo alternado a cada 15 dias e depois mensais até atingir um ano de acompanhamento”, conclui Rosangela.

 

Foto: divulgação