24 . 11 . 2015

Consciência e aprendizado sobre a Cultura Afrodescendente nas escolas

Muitas vezes, na escola os alunos afrodescendentes são discriminados desde criança, no momento da formação de sua consciência, e com isso crescem e já inserem em sua mente que o negro não tem valor nenhum e que somente os brancos são valorizados, ou seja, perdem sua identidade mesmo antes de adquirir. Com base neste argumento e pensando em formar alunos longe do preconceito a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Lazer de Almirante Tamandaré do Sul realizou, na manhã do dia 20 de novembro, atividades de consciência e aprendizado sobre a Cultura Afrodescendente com as escolas municipais Bento Gonçalves de Linha Vitória e Raimundo Nedel de Rincão do Segredo.

A secretária, Franciele Dessoy, explica que o avanço dos afrodescendentes se deu a partir do século XIX, e contribuiu para a construção do país, para a identidade do povo brasileiro e também para a construção da sua cultura no Brasil. “Devido à escravidão, que gerou na descriminação deste povo, o afrodescendente consente em ficar isolado em sua sociedade, até pela educação que teve na escola, deixando de exigir seus direitos e valores”, diz.

Os alunos das series iniciais realizaram durante o último semestre, trabalhos de pesquisas, os quais foram apresentados neste dia. Ainda houve degustação da culinária afrodescendente, como: pipoca, bolo de milho, cocada, etc...  “A culinária africana recebeu várias influências devido aos colonizadores que em rotas marítimas passavam pelo continente. Por isso, misturaram-se costumes e alimentos tornando a África fonte de ingredientes para diversos países”, disse a secretária Franciele.

Após foram realizada oficinas com o professor Valdir Leonardo Rodrigues, mais conhecido como Jamaica, que trouxe atividades recreativas. Primeiramente ele introduziu o histórico da cultura, logo após ministrou a oficina de canto e dança.

A data para realização do evento foi decorrente ao Dia da Consciência Negra, dia 20 de novembro, que “serve como reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira”, explica a Secretária. Além disso, a programação foi uma das ações que se enquadram na Lei 10.639/03.

O que diz a Lei Federal 10.639/03...

Em março de 2003, foi aprovada a Lei Federal nº 10.639/03 que torna obrigatória nos estabelecimentos de ensino fundamental e médio, oficinas e particulares, o ensino de História e Cultura Africana e Afro – Brasileira. “A Lei significa o reconhecimento da importância da questão do combate ao preconceito, ao racismo e à discriminação na agenda brasileira de redução das desigualdades”, explica a secretária Franciele Dessoy.

Estes conhecimentos serão aplicados nas disciplinas de Educação Artísticas, Literatura e História Brasileira. A Lei 11.645 também dá a mesma orientação quanto à temática indígena. Elas não são apenas instrumentos de orientação para o combate à discriminação, mas também são afirmativas no sentido de que reconhecem a escola como lugar da formação de cidadãos. “Elas tem relevância de a escola promover a necessária valorização das matrizes culturais que fizeram do Brasil o país rico, múltiplo e plural que somos”, conclui Franciele.