27 . 04 . 2017

Programa A União Faz a Vida será implantado em Almirante Tamandaré do Sul

A Sicredi Alto Jacuí vai implantar o Programa A União Faz a Vida (PUFV) no município de Almirante Tamandaré do Sul. O convênio foi firmado oficialmente nesta quarta-feira, 26/04, em reunião ocorrida entre a diretoria da instituição financeira cooperativa e dirigentes da Prefeitura.

Estiveram presentes o presidente da Sicredi Alto Jacuí José Celeste de Negri, o vice-presidente Gervásio Jorge Diel, o gerente Fabio de Lima Müller, a assessora de relacionamento Ane Müller de La Canal, o prefeito de Almirante Tamandaré do Sul Valdeci Gomes da Silva, a secretária de Educação Franciele Dessoy e a coordenadora pedagógica Marli Fátima Cereza.

De acordo com o vice-presidente da Sicredi Alto Jacuí Gervásio Jorge Diel, a implantação do Programa A União Faz a Vida em Almirante Tamandaré do Sul agregará muito para a comunidade, afinal, o município é considerado o berço do cooperativismo regional. “Acreditamos que os princípios trabalhados na metodologia do PUFV, como o cooperativismo, a união e o empreendedorismo, motivarão o desenvolvimento das crianças e resultarão em excelentes frutos”, destacou.

A secretária de Educação Franciele Dessoy salientou que o município se sente honrado por formalizar parceria com a Sicredi Alto Jacuí para a implantação do PUFV nas escolas. “Sabemos que o Programa proporciona uma perspectiva diferenciada de educação, motivando os alunos a trabalharem em conjunto e a aprender a partir de suas próprias curiosidades”, disse.

Já a coordenadora pedagógica Marli Fátima Cereza comentou que o PUFV contribuirá positivamente para a educação local, pois os educadores terão mais recursos para desenvolver as atividades em sala de aula, além do apoio da assessoria pedagógica do Programa.

Almirante Tamandaré do Sul possui três escolas municipais, todas participarão do PUFV: EMEI Cantinho da Criança, EMEF Raimundo Nedel e EMEF Bento Gonçalves. A escola estadual da cidade também está convidada a participar do PUFV. Formam a rede municipal de educação 175 alunos e 30 professores.

Programa A União Faz a Vida

O Programa A União Faz a Vida é a principal iniciativa de responsabilidade social do Sicredi e objetiva construir e vivenciar atitudes e valores de cooperação e cidadania. Na região do Alto Jacuí, o Programa conta com o apoio da Cotrijal, em parceria com as Secretarias de Educação Municipais de Victor Graeff, Não-Me-Toque, Santo Antônio do Planalto e agora de Almirante Tamandaré do Sul.

A essência do Programa ocorre a partir da metodologia de ensino-aprendizagem, que é desenvolver cidadãos cooperativos por meio de valores como o empreendedorismo e a solidariedade. Entre os públicos envolvidos no PUFV, estão: educadores, alunos, Sicredi, apoiadores, parceiros e assessoria pedagógica.