Notícias

08 . 07 . 2019

A Construção Social do Comportamento Suicida é tema de debate em Almirante Tamandaré do Sul

 

 

No sábado 06 de julho, a Secretaria Municipal de Assistência Social e Habitação e o Centro de Referência de Assistência Social, realizou um Minicurso sobre: A Construção Social do Comportamento Suicida: uma intervenção em defesa da vida,  ministrado pelo Dr. em Serviço Social Francisco Arseli Kern, da Faculdade de Humanidades da PUCRS, que abordou aspectos importantes com relação ao suicídio trazendo dados do Brasil, RS e realizando uma articulação com o município,  discutindo fatores de risco e de proteção, destacando que a vida é um instante no tempo, sendo que o tempo é o ontem, o hoje e o amanhã é o eterno que se faz presente em cada um. Por isso precisamos defender a vida e cuidar dela e de todos nós.

Tendo também a participação do Dr. Andre Luiz da Silva, trazendo a  espiritualidade como um fator de proteção no contexto do suicídio. Explanando que a espiritualidade é a busca pessoal pelo entendimento de respostas a questões sobre a vida possibilitando na reconstrução dos sentidos da vida.

Para a Secretária Greice Luft, o  objetivo desta atividade é a conscientização da sociedade sobre o preocupante quadro acerca da realidade em torno do suicídio. A consciência da gravidade do quadro, a superação de tabus e a adoção de ações de prevenção do suicídio são essenciais para a promoção de mudanças nesse cenário.