02 . 10 . 2019

II CAFÉ POÉTICO

“ Aprendi novas palavras e tornei outras mais belas”, com essa frase de Carlos Drummond de Andrade, a Secretária de educação, Cultura, Lazer e Turismo, Beatriz Maria Ecker Soares, abriu o evento.

Nesse II Café Poético foi homenageado um dos maiores poetas  e escritor brasileiro contemporâneo, Carlos Drummond de Andrade. A ele foram feitas várias homenagens pelos alunos das Escolas Municipais Raimundo Nedel e Bento Gonçalves, as quais realizaram o evento com o apoio da SMECLT.

Como estrela da noite, tivemos a participação do Grupo Poesia Simplesmente, do Rio de Janeiro, fazendo parte os poetas: Jorge Ventura, Angela Carrocino, Eugênia Henriques e o músico e o poeta Fabrício Fortes.

Nessa noite, também aconteceu a entrega dos resultados dos concursos. Sendo o I Concurso Fotográfico, cujo tema foi: O meu jeito de ver Almirante Tamandaré do Sul e o I Concurso de Poesia Mário Quintana. A seguir os classificados.

I CONCURSO FOTOGRÁFICO

O terceiro lugar ficou com AUGUSTO DOS SANTOS FELL da Escola. Estadual de Ensino Médio Almirante Tamandaré.

O segundo lugar foi para ANDREY NOETZOLD RIBEIRO da Escola Estadual de Ensino Médio Almirante Tamandaré .

O primeiro lugar, da Escola Estadual Almirante Tamandaré  foi para MANOELA LINCK .

I  CONCURSO DE POESIA MÁRIO QUINTANA.

Na Categoria Dente-de-leite, da EMEI Cantinho da Criança, o terceiro lugar ficou com LILIAM ISABELA ROCHA, da turma Pré II.

O segundo lugar foi para a Escola  EMEF Raimundo Nedel, para a aluna ANA LAURA REISDERFER,  da Turma PRÉ II.

E o primeiro lugar, foi para a EMEF Bento Gonçalves, com o tema , Os Imigrantes,  para a aluna KATHARINA  BARICHELO DENICOLÓ.

Categoria Infantil

Terceiro Lugar da Escola Municipal de Ensino Fundamental Raimundo Nedel, com o título, A IMPORTÂNCIA DA ÁGUA, com o Pseudônimo, Gotinha, vai para a aluna LUIZA SANTOS MENEZES,  da turma do 4 º ano.

Segundo lugar, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Bento Gonçalves, com o Pseudônimo Menino do Interior, vai para o aluno  ARIEL ANTÔNIO BERNARDI, da  turma do 3º ano.

Primeiro Lugar da Escola Estadual de Ensino Médio, com o título, A PAIXÃO PELA DANÇA, com o Pseudônimo, A Pequena, vai para a aluna DAFNY NOETZOLD RIBEIRO.

Categoria Juvenil

salientamos o destaque da Poesia, Meu jeito de Viver, com o pseudônimo STICH, DA ALUNA RAYSSA  Doraci Ribeiro.

Terceiro Lugar da Escola Municipal de Ensino Fundamental Raimundo Nedel, com o título, A IMPORTÂNCIA DA ÁGUA, com o Pseudônimo, Bilie, vai para a aluna ANTONIELLA ALLEBRANT, da turma do 9 º ano.

Segundo lugar, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Raimundo Nedel com o Pseudônimo Cizenie, vai para a aluna  LARA CRISTINA ROMANI, da  turma do 8º ano.

Primeiro Lugar da Escola Municipal de Ensino Fundamental Raimundo Nedel, com o Pseudônimo, Matuê, vai para o aluno EZEQUIEL MARTINS ALVES.

Categoria Adulta

Terceiro Lugar da Escola Estadual de Ensino Médio Almirante Tamandaré do Sul,  com o título, Orgulho, com o Pseudônimo, Garota, vai para    BRUNA APARECIDA BENI, da turma do  1 º ano.

Segundo lugar, da Escola Municipal de Ensino Médio Almirante Tamandaré, com o Pseudônimo Põe Mark Darcy, vai para o  THIAGO DOS SANTOS DA LUZ, da  turma do 3º ano.

Primeiro Lugar da Escola Estadual Almirante Tamandaré,  com o título  Preciso de Você, com o Pseudônimo, Aluna, vai para a aluna JÉSSICA PERIN.

Categoria Livre

Terceiro Lugar ,  com o título,  Professores... Educação... Sociedade, com o Pseudônimo, Gringa, vai para    BRUNA ECKER.

Segundo lugar, com o Pseudônimo Esperança, com o título da poesia,  A vida é bela,  vai para Inês Reisdorfer.

Primeiro Lugar,   com o Pseudônimo,  Desarmado e Perigoso, com o título; O tempo e os valores senhor Juscelino Denicoló.

Agradecemos a todos os que nos apoiaram: Sicredi, Programa União faz a Vida, Laticínios Deale, Supermercado TANABI, EMATER, Dona Araci, Equipes Diretivas das escolas municipais, professores, funcionárias, monitoras, pais, alunos. Ao Poder Executivo também pelo apoio e aos vereadores.

A Secretária de Educação, Beatriz Maria Ecker Soares, finalizou, dizendo: “Foi uma noite de muita poesia, marcada por Drummond e pelo Grupo Poesia Simplesmente.” Como disse Drummond: “ Deixemos que a poesia desse momento, inunde nossa vida inteira.”