06 . 04 . 2023

REUNIÃO COM OS BENEFICIÁRIOS DO BOLSA FAMÍLIA.

No dia 30 de março, ocorreu nas dependências da Câmara de Vereadores a reunião do CRAS para o esclarecimento de dúvidas sobre o Bolsa Família e suas atualizações. Abertura foi realizada pela Secretária Maria Denilce Barcarol, e a palestra ministrada pela assistente social Mara Proença Drehmer.

Para se cadastrar após a modernização do sistema, o cadastro único vai pesquisar o nome e CPF, sendo que esse irá puxar as informações detalhadas dos beneficiários através do Dataprev. Sendo assim, neste ano, os cadastros vão passar por averiguação, após isso se houver algum problema ou informações erradas vão receber visitas das assistentes sociais ou se o caso for mais sério até mesmo de agentes Federais e Estaduais. Agora também as pessoas tem o direito de se defender através do canal de assessoria, caso a pessoa perca o auxilio ou em alguns casos recorrer caso seja “denunciado” por algo errado.

Pelo programa, os beneficiários recebem no mínimo R$ 600,00, sendo que, esse pode ter adicional de acordo com as regras. Também há a regra de proteção, onde essa incentiva as pessoas a melhorar sua qualidade de vida, sendo que se arrumar emprego, essa regra permite que a pessoa continue recebendo por 24 meses R$300,00 e caso perca o emprego tem o retorno garantido.

Segundo a secretária Maria Denilce Barcarol,” foi uma tarde bastante proveitosa. Essa capacitação foi ofertada aos usuários do Bolsa Família, para que fossem esclarecidas algumas mudanças no programa do Governo Federal bem como as punições que o usuário poderá ter caso o cadastro não esteja feito da forma correta e não atualizado. O cadastro é auto declaratório, mas é importante mantê-lo atualizado sempre que houver mudanças na composição familiar ou financeira. Também foi um momento para que a população presente pudesse tirar dúvidas com a palestrante que trouxe uma fala bem esclarecedora aos presentes. Um agradecimento com muito carinho a todos que vieram participar deste momento importante” concluiu.

Autor: Luana Erlo