27 . 11 . 2014

Campanha Jovens+Álcool e Tributos são explanados para alunos da rede municipal

Dando seguimento da Campanha “Jovens+Álcool: Futuro Destruído” que a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Lazer, o Conselho Tutelar, o COMDICA e o Centro de Referencia e Assistência Social de Almirante Tamandaré do Sul realizaram, na tarde de quarta-feira (27), uma conversa com alunos da rede municipal de ensino, em Linha Vitória, na Escola Bento Gonçalves.

Na oportunidade a enfermeira da Unidade Básica de Saúde, Rosangela Rosa, passou alguns vídeos e orientou os alunos quanto aos problemas que as drogas e o álcool causam nas crianças, a conselheira tutelar, Vânia Vanderleia, também falou do papel do conselheiro na vida da criança e do adolescente, e salientou da visão que muitos têm do conselho, “às vezes os próprios pais assustam os filhos com o nome do Conselho e não queremos que as crianças e adolescentes tenham uma visão ruim de nós”, salientou Vânia.

Participaram ainda da mesa de palestrantes a Assistente Social, Silvia de Souza, e vice-presidente do COMDICA, Líria Schmitz.

Aproveitando a tarde, aconteceu o 1º Seminário de Educação Fiscal do município, organizado e aplicado pela rede de professores, juntamente com as coordenadoras Stela Ohse, Márcia Schvertz, Aline Toso e Marli Cereza.

Na oportunidade Marli explicou para os alunos o que é o Programa de Educação Fiscal e a importância de exigir a nota nos estabelecimentos comerciais. “O Programa ensina os alunos de forma divertida a cidadania e dá noções de tributos. Pedir a notinha é gerar dinheiro para a construção das escolas, na compra da merenda e de matérias escolares, etc”, explicou Marli.

Ainda teve as apresentações dos alunos como forma de aprender Tributos. Logo após foi apresentado para a Primeira Dama, Salete Ely, os mascotes produzidos pelos alunos, para que ela, juntamente com o prefeito, Gilmar Ely, e demais autoridades escolham o melhor. O mascote vencedor será estampado em uma camiseta como prêmio para o ganhador.

“Hoje está sendo apresentado um Projeto voltado à execução fiscal, para que vocês percebam a importância dos tributos, para o desenvolvimento da cidade, que investe os valores arrecadados na saúde, agricultura e outros serviços”, disse Salete em seu discurso.

Para finalizar Marli leu uma mensagem e após todos fizeram um delicioso lanche.