Notícias

17 . 06 . 2015

Tamandareenses tiram suas dúvidas sobre o Cadastro Ambiental Rural

 

Desde o início do mês de junho o Departamento do Meio Ambiente de Almirante Tamandaré do Sul, juntamente com o escritório municipal da Emater/RS-Ascar e o Sindicado dos Trabalhadores Rurais de Carazinho, vêm realizando reuniões com as comunidades tamandareenses para esclarecer as dúvidas dos moradores com relação ao Cadastro Ambiental Rural (CAR), ao Licenciamento Ambiental e aos Blocos de Produtores.

As reuniões foram realizadas nos Salões Comunitários das comunidades de Mata Cobra no dia 8, Linha Vitória no dia 9, Rincão do Segredo no dia 11, Linha Dupla no dia 12, Vila Seca e o encerramento na sede do município no dia 16. Para tirar as dúvidas dos produtores, estiveram palestrando a fiscal ambiental do Departamento do Meio Ambiente, Loeci Gomes da Silva, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Elio Bernardi, e o engenheiro agrônomo da Emater/RS-Ascar, Glênio Kismmann.

Segundo a fiscal ambiental Loeci, o Cadastro é o registro público eletrônico das informações ambientais dos imóveis rurais. “Ele tem como objetivo promover a identificação e integração das informações ambientais das propriedades e posses rurais, visando o planejamento ambiental, monitoramento, combate ao desmatamento e regularização ambiental”, explica.

Ela ainda lembra que a inscrição do CAR é obrigatória para todos os imóveis rurais sejam eles públicos ou privados e quem deve fazê-lo é o próprio proprietário das áreas. “A inscrição pode ser feito diretamente pelo site (www.car.gov.br). O Sindicato e a Emater/RS-Ascar estarão realizando a inscrição gratuita para pequenos proprietários que tenham até 4 módulos de terra, para isso o mesmo deve entrar em contato com um destes órgãos para ter mais informações”, diz Loeci.

As vantagens deste Cadastro são o potencial instrumento para planejamento do imóvel rural, aceso ao Programa de Regularização Ambiental (PRA), comercialização de Cotas de Reserva Ambiental (CRA) e acesso ao crédito agrícola.