17 . 06 . 2015

Projeto Viveiro torna ambientes saudáveis na Escola Raimundo Nedel

Alguns resultados deste trabalho já geraram benefícios para outras escolas do município. A Escola Cantinho da Criança recebeu os produtos cultivados, os quais incrementam a merenda escolar

Com o objetivo de desenvolver ações complementares e atitudes que possibilitem aos professores, alunos, funcionários e a comunidade escolar, a participação na construção e implantação de melhorias no ambiente escolar e viveiro, que a Escola Municipal de Ensino Fundamental Raimundo Nedel, localizada no distrito de Rincão do Segredo –Almirante Tamandaré do Sul, está realizando o Projeto Viveiro “Horticultura – Jardinagem – Ervas Medicinais” para sensibilizar os cidadãos para a importância da questão ambiental contribuindo para um ambiente mais saudável. Ele se integra com o Projeto Vivendo e aprendendo em Sociedade, também realizado na escola.

As atividades realizadas dentro do Projeto são: o plantio de mudas e sementes no corredor da escola até a estufa (esponjas, Kiwi, acerola, videiras...), plantio de videiras no parreiral, organização de um relógio do corpo humano a base de chás, embelezamento do corredor da escola, preparo de canteiros para plantio de hortaliças e verduras, plantio de mudas de cana-de-açúcar, entre outras...

Segundo a coordenadora do Projeto, Salete Doraci Aires, a escola possui uma extensão de 10.000 m² de terra (um hectare), uma área grande o suficiente para realizar as atividades. “Podemos aproveitar e desenvolver o projeto utilizando os espaços para o plantio de várias espécies de mudas, como: frutíferas, verduras, legumes, hortaliças no geral e também flores, as quais embelezam o ambiente escolar. Ainda temos o trabalho com ervas medicinais, iniciado em anos anteriores”, explica Salete.

Alguns resultados deste trabalho já geraram benefícios para outras escolas. A Escola Municipal de Ensino Infantil Cantinho da Criança recebeu nos últimos meses, os produtos cultivados na Escola Raimundo Nedel, como: Laranjas, bergamotas, alfaces, batatas-doces e aipim, os quais incrementam a merenda escolar. “Os resultados são medidos através dos objetivos e metas alcançados”, diz a coordenadora.

Este projeto é realizado pela Escola em parceria com a Secretária Municipal de Agricultura e o escritório municipal da Emater/RS-Ascar e também conta com o trabalho dos CIEEs, Douglas Schimitz Kai e Geovane Peres.

A escola ainda realiza atividades relacionadas à preservação da natureza como a coleta de lixo, tanto nas dependências da escola como também nas ruas do Distrito, trabalhos manuais com materiais alternativos como recipiente de amaciante de roupas, painel com recorte e colagem, maquetes de matas, pesquisas e os alunos podem assistir filmes sobre o Meio Ambiente.