04 . 10 . 2016

Dia da Árvore: Alunos participam do Projeto Reflorestar

O Dia da Árvore é comemorado no Brasil em 21 de setembro e tem como objetivo principal a conscientização a respeito da preservação desse bem tão valioso. A data, que é diferente em outras partes do mundo, foi escolhida em razão do início da primavera, que começa no dia 23 de setembro no hemisfério Sul. Diante disso, as turmas do 4ª e 5ª ano da Escola Municipal Ensino Fundamental Bento Gonçalves de Linha Vitória – Almirante Tamandaré do Sul realizaram uma programação especial.

Na tarde de quarta-feira (21) eles estiveram na propriedade de Valdemar Jiacomelli, em Rincão do Segredo, plantando árvores. O proprietário vem desenvolvendo um projeto de Áreas de Prevenção Permanente (APP) definida pelo Novo Código Florestal Brasileiro como: "área protegida, coberta ou não por vegetação nativa, com a função ambiental de preservar os recursos hídricos, a paisagem, a estabilidade geológica, a biodiversidade, facilitar o fluxo gênico de fauna e flora, proteger o solo e assegurar o bem-estar das populações humanas".

Durante a tarde, esteve acompanhando as turmas, além da diretora Elisandra de Oliveira e da professora Franciele Sommer e a coordenadora pedagógica Marli Cereza, fiscal ambiental do município Loeci Gomes da Silva e também a extencionista da Emater/RS-Ascar Terezinha Fusiger. “Os alunos puderam conhecer este projeto que é desenvolvido e perceber a importância das áreas verdes, da conservação e das APPs, como forma também de ajudar o solo, não só da área coberta de árvores, nativas ou não, como também o solo das lavouras próximas”, disse Terezinha.

Mais de 3.000 mudas serão plantadas em Rincão do Segredo, com objetivo de reflorestar 4 hectares de terra com árvores nativas, e no centro desse espaço, protegido pelas árvores, efetuar o plantio de ervas medicinais. Se trata de um projeto voltado para a saúde.