15 . 05 . 2013

Colaboradores da Secretaria participam de palestra motivacional

Atender o público nem sempre é uma tarefa fácil. Quando se trata de questões de saúde, a tarefa fica ainda mais complexa. Para que um bom atendimento seja realizado, é preciso que os profissionais estejam motivados e preparados. E com esse objetivo, a secretaria de Saúde, Habitação e Assistência Social promoveu uma palestra para seus colaboradores com o tema “Compreendendo minhas emoções”. A palestra foi ministrada pelo mestre em Neurociência Sadi Vieira, na manhã do dia 14 de maio.

O palestrante iniciou a manhã falando sobre erros e acertos. “Somos seres humanos e, portanto, sujeitos a errar 24 horas por dia. É comprovado que para cada erro que uma pessoa comete, ela já acertou nove vezes” explica Sadi Vieira. Há uma tendência de se estigmatizar o comportamento das pessoas, ou seja, enxergar somente o erro. “Em um treinamento o palestrante mostrava uma cartolina branca e perguntou aos participantes o que eles viam. Todos responderam que viam uma cartolina branca. Então o palestrante fiz um circulo preto do tamanho de uma moeda na cartolina e voltou a perguntar o que os participantes viam. A resposta foi uníssona: vemos uma mancha preta. Mas continuava sendo uma cartolina branca, apenas tinha uma mancha preta”, contou o palestrante para ilustrar a tendência de estigmatizar as pessoas.

Outros pontos abordados durante a manhã foram emoções, sentimentos, afetividade, autoestima, felicidade, amor, preocupação e perdão. Sadi falou sobre o efeito que a preocupação traz nas pessoas. “A preocupação é uma pré ocupação, que vem antes de acontecer. Apenas 8% das pessoas tem preocupações reais. A preocupação faz de um pequeno objeto uma grande sombra”, comenta o palestrante. Em seguida, falou sobre a dificuldade que as pessoas tem em dizer as seguintes frases: Eu estou errado; Você está certo; Eu te perdoo; Me perdoa?.  Para o palestrante o sorriso e a cordialidade tem grande poder de aproximação entre as pessoas e faz bem para a própria saúde.

No final da palestra, Sadi lembrou da semana da enfermagem (de 12 a 20 de maio), afirmando que os profissionais da área de saúde são anjos disfarçados de gente, com asas escondidas debaixo dos uniformes brancos porque trabalham com o sofrimento das pessoas.

A secretária de Saúde, Habitação e Assistência Social, Kênia Fengler agradeceu as palavras de Sadi Vieira e a participação dos colaboradores da secretaria e, junto com a funcionária Claudia Monteiro, apresentou uma pesquisa de clima. A pesquisa é composta de um questionário onde os colaboradores vão avaliar seus líderes, o ambiente de trabalho e a si mesmo, com o objetivo de melhorar o desempenho da Secretaria. Até a próxima semana serão recolhidos os questionários e até encaminhados para a analise e execução das mudanças necessárias.